como aumentar a memória

4 formas rápidas e incomuns de aumentar a memória

Você já tentou aumentar ou melhorar sua memória? Todos nós, alguma vez, saímos para comprar alguma coisa e voltamos para casa com tudo, menos o que fomos comprar. Ou esquecemos do que íamos buscar assim que chegamos ao lugar em que essa coisa deveria estar. Essas falhas costumam ser piores quando estamos estressados, distraídos ou preocupados.

Neste blog, sempre discutimos a importância do estilo de vida, da dieta, do exercício e do bom sono como formas de ajudar a melhorar a nossa memória a longo prazo. Hoje vamos dar algumas técnicas simples que podem funcionar como rápidos aumentos de memória. Tudo isso pode parecer estranho, mas cada dica é baseada em pesquisa.

Algumas dessas técnicas fornecem um estímulo cerebral incomum, o que pode dar ao seu cérebro uma ligeira “reposição”. Eles podem aumentar temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro e/ou levar ao aumento da estimulação de áreas importantes, como o hipocampo.

Mascar chiclete e memória

Essa dica é especial para aqueles momentos antes de algum teste. Há vários estudos sobre esse assunto que mostram um aumento de memória de curto prazo após mascar chiclete por cerca de 20 minutos. A melhor técnica parece ser começar a mascar no início do teste e novamente perto do final – melhor que a mastigação durante todo o teste. Um estudo com mais de 200 estudantes utilizando essa técnica mostrou melhoria de memória de curto prazo de 25% a 50%. Outro benefício da goma de mascar (sem açúcar) é que estimula a produção de saliva, o que ajuda a manter seus dentes e gengivas mais saudáveis.

Mova seus olhos de um lado para o outro

Isso pode parecer ainda mais incomum, mas a teoria é que esse movimento ajuda a sacudir sua memória, ativando a ligação entre os lados esquerdo e direito do seu cérebro. Algumas pesquisas mostraram um aumento de 10% nos testes de memória em pessoas que simplesmente moveram os olhos – olhando do extremo direito para o extremo esquerdo, em movimento de vai e volta por 30 segundos.

Aperte os punhos

Quando você aperta seu punho direito, você estimula o lado esquerdo do cérebro e, quando aperta a mão esquerda, estimula o lado direito. Os dados sugerem que, se você quer lembrar melhor de algum fato, aperte firme seu punho direito por 90 segundos antes de tentar memorizá-lo. Se você deseja recuperar algo da sua memória, aperte seu punho esquerdo por 90 segundos. Dica importante: se você é canhoto, faça na ordem contrária.

Ria

Participantes de um estudo que assistiram a um vídeo divertido, que lhes causou risos, melhoraram as notas de memória a curto prazo. Os pesquisadores acreditam que isso aconteceu devido a uma queda nos níveis de hormônio do cortisol no sangue. O cortisol aumenta quando estamos estressados, e o estresse funciona contra a memória. Então, rir é uma maneira rápida de diminuir o estresse, o que pode dar à sua memória um pouco de espaço para relaxar e melhorar.

Experimente algumas dessas técnicas quando você quiser colocar algo em sua memória ou recuperar algo do seu cérebro. Elas não custam nada, não têm efeitos colaterais e podem funcionar para você.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Se você se preocupa com o esquecimento ao envelhecer, leia isso

Exercício físico e função de memória

Esta postagem também está disponível em: Inglês