Mais Saúde

Cuidados ao tomar paracetamol

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um dos medicamentos para dor mais comuns no mundo e seu uso está se tornando mais frequente no Brasil. Mas, a maioria das pessoas não sabe que o paracetamol é um medicamento potencialmente perigoso. Se ingerido em excesso ou junto com álcool, pode causar danos permanentes no fígado e até mesmo fatais.

O paracetamol (nomes de marcas, como: Tylenol, Acetofen, Anatyl, Cetafrin,Dorfen, entre outros) é considerado seguro quando tomado nas doses adequadas.

Ao contrário da aspirina ou dos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), o paracetamol não reduz a inflamação. Assim, por exemplo, esse medicamento pode ser menos eficaz para a dor causada pela artrite. Uma vantagem do paracetamol sobre a aspirina ou os AINEs é não irritar a mucosa do estômago e não interferir no processo de coagulação do sangue.

A agência americana que regula medicamentos nos EUA, a FDA (Administração de Alimentos e Drogas), equivalente à Anvisa no Brasil, tem tomado medidas, ao longo dos últimos anos, para limitar a dosagem dos comprimidos de paracetamol a uma dose diária máxima recomendada. Isto porque a overdose de acetaminofeno, seja intencional ou acidental, tornou-se a principal causa de falência do fígado nos Estados Unidos.

O grande problema do paracetamol é, quando combinado com o álcool, ou quando há álcool no seu organismo, você fica mais vulnerável a sofrer uma overdose ou lesão grave no fígado. Ele deve ser evitado para a dor de cabeça típica da ressaca o que muita gente não sabe.  Portanto se você consumir três ou mais doses de bebida alcoólica por dia ou se já tiver algum dano no fígado, evite essa droga.

Para pessoas saudáveis (sem problemas de fígado ou com álcool), nos Estados Unidos, a FDA aconselha no máximo o uso de 3.000 mg por dia. O que significa que, se você tomar um comprimido de 750 mg, não poderá ingerir mais do que quatro por dia – ou apenas um a cada seis horas.

Melhor ainda é encontrar os comprimidos de 500 mg, se quiser tomar o paracetamol, e verificar se obtém alívio com a metade dele ou um inteiro, a cada quatro ou seis horas. Mesmo se for saudável, e não houver álcool circulando em seu corpo, a dose máxima aceitável é de 3.000 mg por dia para um adulto.

Esteja ciente também de que algumas empresas farmacêuticas vendem o paracetamol em comprimidos ou em forma líquida combinada com outros medicamentos. Por isso, leia atentamente o rótulo ou bula de qualquer remédio para dor que você venha a tomar.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

Cuidados ao tomar paracetamol was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês