medicamentos

Como manter seu medicamento seguro durante o verão

A maioria das pessoas nota as datas de vencimento de seus medicamentos receitados, mas você presta atenção ao aviso de armazená-los à temperatura ambiente? Agora, que estamos entrando nas temperaturas mais altas do verão, vamos dar algumas dicas para ajuda-lo a manter a sua medicação segura.

medicamentos

1- Qual é a melhor temperatura para armazenar os medicamentos?

Cada medicamento tem sua própria faixa de tolerância (encontrada na bula), mas a melhor temperatura de armazenamento para a maioria dos medicamentos é na faixa de 20-24 °C.

2- É perigoso tomar medicamentos que foram expostos a temperaturas mais altas?

Normalmente, o único perigo é o risco de perderem a potência e, simplesmente, não irão funcionar tão bem. Alguns remédios são especialmente sensíveis. Por exemplo, o lorazepam (para ansiedade) pode perder 75% de sua potência se passar muito tempo acima de 35 °C. A insulina, os comprimidos de controle da tireoide, a nitroglicerina (para dores no coração de angina) e a adrenalina (para combater reações alérgicas graves) também são particularmente sensíveis ao calor.

As pílulas podem parecer boas, mesmo que tenham sido danificadas pelo calor, e você pode não perceber o problema, caso não se sinta bem, pois a sua medicação pode ter perdido alguma potência.

3- E a medicação entregue pelo correio?

Pode ser um problema, sobretudo, no verão. Pode valer a pena pagar por uma entrega expressa e estar disponível para recebê-la pessoalmente.

4- É um problema armazenar medicamentos no banheiro?

Sim, pode ser. Os banheiros são cheio de umidade, o que pode degradar a potência do remédio. Encontre um lugar mais adequado na casa, longe da umidade e da luz. Evite mantê-los em torno de aparelhos quentes, como geladeiras e máquinas de lavar louça.

5- E no caso de viagem de avião?

Não coloque o seu medicamento na bagagem despachada, carregue-o no avião com você. Além do risco de extravio de bagagem, as temperaturas na área de carga, muitas vezes, saem da faixa recomendada.

6- E no meu carro?

As temperaturas sobem muito dentro de um carro fechado. De modo algum, mantenha os medicamentos no porta-malas e, se você deixar o veículo estacionado, leve a medicação com você.

7- O que é pior: calor ou frio?

O calor, normalmente, degrada mais os medicamentos do que o frio em excesso.

8- Dá para saber, olhando os comprimidos, se estão estragados?

Se você observar uma mudança nas pílulas, como, por exemplo, se ficarem todas grudadas, mudarem a forma ou o revestimento ficar pegajoso, é provável que tenham perdido potência. No entanto, os medicamentos podem ter boa aparência externa e, ainda assim, estarem comprometidos na qualidade por causa das temperaturas excessivas.

9- E se eu não tiver certeza se a minha medicação foi danificada ou não?

Fale com o seu farmacêutico, em especial, se a medicação for indicada para uma doença grave. Se você está particularmente preocupado com medicamentos importantes, pode perguntar ao seu farmacêutico que medidas são adotadas na loja em caso de perda de energia por períodos longos.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Esta postagem também está disponível em: Inglês