Mais Saúde

Outubro Rosa: 5 dicas para evitar o câncer de mama

Em todo o mundo, outubro é o mês da consciência do câncer de mama. Por isso, listamos hoje cinco medidas que as mulheres podem tomar para diminuir o risco de desenvolver esta doença.

No total, serão analisadas 10 ações, divididas em dois posts. Se você clicar nos links de texto abaixo, terá informações mais detalhadas sobre cada assunto.

1) Não consumir mais do que uma dose de álcool por dia

Mulheres que ingerem duas ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia têm risco 50% maior de câncer de mama do que as mulheres que não bebem. Se você consome bebida alcoólica, limite-se a um drinque por dia ou menos.

2) Mantenha o seu peso equilibrado

Mulheres acima do peso têm um risco aumentado de câncer de mama, provavelmente, porque o estrogênio é produzido dentro das próprias células de gordura. O estrogênio extra pode ativar alguns tipos de câncer de mama. É especialmente importante evitar o excesso de peso após a menopausa. Gordura extra em torno da região abdominal é mais perigosa do que a gordura em outras partes do corpo. Além disso, as mulheres que tiveram câncer de mama podem diminuir o risco de reincidência mantendo o peso em uma faixa adequada.

3) Se tiver filhos, amamente-os

Além de proporcionar vários benefícios para o bebê (incluindo aumento da inteligência), a amamentação diminui o risco de câncer de mama, destacadamente, para as mulheres que amamentam os filhos durante todo o primeiro ano de vida.

4) Evite exposição desnecessária à radiação

Se você passar por uma tomografia computadorizada (TC), estará recebendo uma dose significativa de radiação. Particularmente as mulheres com menos de 30 anos devem ser cautelosas sobre isso. Se o seu médico pedir uma TC, sobretudo se já fez uma no passado, pergunte a ele se é realmente necessária ou se há um outro tipo de teste, que obtenha os mesmos dados, mas livre da exposição à radiação.

5) Evite o trabalho noturno e excessiva exposição à luz à noite

O trabalho noturno perturba o ritmo circadiano normal, e as mulheres que trabalham à noite têm risco de câncer de mama até 30% maior do que as que não trabalham nesse período. Não existem muitas certezas a esse respeito, contudo, o motivo pode estar relacionado às alterações nos níveis de melatonina.

Mesmo a exposição a quantidades desnecessárias de luz em seu quarto, à noite, pode ser prejudicial, especialmente, se você tem um histórico familiar de câncer de mama (o que a coloca em maior risco). Evite o trabalho noturno e a exposição de luz excessiva em seu quarto.

No próximo post, vamos listar mais cinco ações de combate ao câncer de mama. Durante o mês de outubro, a fanpage da ProcuraMed, no Facebook, trará publicações sobre alimentos que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama.

Embora não haja provas de que as medidas dietéticas podem evitar o câncer de mama, há fortes indícios de que uma boa alimentação ajuda na prevenção.

Se você já “curtiu” a nossa fanpage, receberá todas essas dicas pelo Facebook assim que forem postadas.

Mas, se ainda não conhece a nossa página, acesse-a aqui: www.facebook.com/procuramed

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

 

 

Outubro Rosa: 5 dicas para evitar o câncer de mama was last modified: junho 16th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês