Mais Saúde

O que você acha sobre centros de luxo para partos?

Cesariana vs. partos normais sempre rendem bons comentários e muito interesse em nossos leitores. Por isso, hoje queremos saber sua opinião sobre uma nova tendência no assunto: as chamadas clínicas de luxo para partos.

O assunto esteve na imprensa dos EUA nos últimos dias, que afirmou que vivemos no Brasil uma “epidemia” de cesáreas, e que essas clínicas requintadas poderiam ser um estímulo. A maior parte da matéria se dedica à descrição de uma clínica privada de partos de alto padrão no Rio de Janeiro. Lá, as mulheres reservariam a agenda e planejariam a cesariana com meses de antecedência.

A matéria também fala que, nessas clínicas, as novas mães poderiam “desfrutar de tratamentos de beleza logo após a operação” e que esse tipo de cultura tem levado as pessoas a considerarem “nascimentos como eventos sociais glamorosos – que reúnem Spa, coquetéis e encontros de família”.

Massagens, pedicure e transformações de beleza também fazem parte do pacote oferecido às mães, assim como carregadores uniformizados para empurrar os carrinhos de bagagem, café e taças de champagne. Com um adicional, é possível incluir no pacote decoração personalizada e até alugar uma sala privada com TV de tela plana onde até 14 pessoas conseguem assistir confortavelmente ao parto ao vivo.

Também está na matéria que todas as mulheres que contrataram o centro escolhem fazer o parto por cesariana – e que, no Brasil, esse tipo de parto representa 80% do total de partos realizados na rede privada de saúde. Para efeito de comparação, na Suécia, a taxa de cesariana é de 17%, na França, de 20%, e nos EUA, 33%. Para a Organização Mundial de Saúde, taxas acima de 15% demonstram problemas no sistema de natalidade do país.

O parto cesariana oferece grandes vantagens, tanto para a mãe quanto para o médico, na questão de programação e do agendamento da hora em que o bebê irá nascer. Por outro lado, oferece mais riscos, que começam no nascimento e podem se manter a longo prazo. O parto vaginal pode ser mais estressante no curto prazo, mas até o estresse que o bebê sofre para passar pelo canal do parto dá a ele benefícios genéticos e pulmões mais fortes.

Este é um tema muito controverso, por isso, gostaríamos de saber sua opinião. Tome um minuto e responda nossa enquete que você pode encontrar na coluna da direita do blog (na versão de computador), ou na parte inferior da página (se você estiver lendo o blog em um dispositivo móvel).

Qual é a sua opinião sobre centros de luxo para cesarianas?

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

O que você acha sobre centros de luxo para partos? was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês