Mais Saúde

Novas pesquisas sobre dor nos seios durante o exercício físico

 

Foi só recentemente que muitos tópicos sobre a saúde da mulher passaram a ser seriamente tratados. Muitos estudos tinham os homens como foco, e agora, os problemas de saúde feminina começam a ganhar espaço.

Dor nos seios é um problema. Cientistas do Grupo de Pesquisa em Saúde da Mama, da Universidade de Portsmouth (Inglaterra), interessaram-se em ajudar as mulheres que sofrem de dor nos seios durante a atividade física.

Em um estudo anterior, esses mesmos pesquisadores observaram o movimento dos seios durante uma corrida. Eles descobriram que as mamas se movem “a uma média de 10 cm em três direções (para cima e para baixo, para os lados e para frente e para trás), o que pode, muitas vezes, causar a dor”.

Todos os tecidos do corpo estão em movimento durante o exercício, mas os tecidos dos seios femininos são únicos, na medida em que, mesmo os pequenos, pesam. Como carecem de suporte anatômico natural, os seios se movem independentemente do resto do corpo.

Na Maratona de Londres 2012, aqueles pesquisadores, liderados pelo Dr. Nicola Brown, entrevistaram 1.285 corredoras para descobrir a proporção da dor que elas sentiam e o que faziam para minimizar o desconforto.

Foi feita uma ampla seção de entrevistas cruzadas, e não só com as maratonistas de elite. Os resultados foram publicados no British Journal of Sports Medicine, em março deste ano. A incidência de dor, durante a corrida, foi correlacionada com o tamanho da mama: mais de 50% das mulheres de seios grandes relataram dor, assim como 25% das daquelas com seios pequenos.

As mulheres que já eram mães relataram dor com mais frequência. Provavelmente, a gravidez e o aleitamento alteram os tecidos mamários. As mudanças hormonais durante o ciclo menstrual também provocaram mais desconforto. Essa dor, frequentemente, alterou o ritmo do treinamento delas: aproximadamente 25% das atletas, por vezes, não treinavam ou treinavam com menor intensidade.

O Dr. Brown observou que um sutiã esportivo bem apropriado reduz a dor da mama em cerca de 85%, mas muitas das corredoras entrevistadas (provavelmente, mais bem informadas que a média sobre este assunto) não estão usando a lingerie adequada em suas atividades.

O Grupo de Pesquisa em Saúde da Mama publicou um guia online para ajudar as mulheres a encontrar o modelo de sutiã esportivo ideal conforme a necessidade de cada uma.

Se você, leitora, sofre com esse desconforto, esperamos que essas dicas possam ajudá-la. A longo prazo, com mais pesquisas e melhores materiais para a projeção científica, as mulheres terão mais e melhores opções!

Precisa encontrar um(a) médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com

 

 

Novas pesquisas sobre dor nos seios durante o exercício físico was last modified: maio 17th, 2013 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês