sperm

Dieta equilibrada antes da concepção garante vantagens genéticas ao bebê

Que mulheres grávidas precisam dar mais atenção à alimentação, todo mundo sabe. Mas um estudo realizado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres mostra que a alimentação antes da concepção é fundamental para a qualidade dos genes do bebê.

sperm

O estudo, publicado no final de abril pela Nature Communications, foi realizado em Gâmbia, país que possui duas estações bastante distintas durante o ano. A seca é predominante durante meio ano, o que faz com que a população consuma poucos vegetais. Na época chuvosa, entretanto, há abundância de verduras e legumes.

A pesquisa considerou as duas estações e analisou 167 mulheres – 84 delas conceberam no auge da estação chuvosa, enquanto 83 engravidaram durante a estação seca. A alimentação das mães refletiu diretamente sobre os genes dos bebês. Os pesquisadores analisaram seis genes das crianças durante o primeiro ano de vida, e confirmaram que as mães que conceberam durante a estação chuvosa, com mais acesso a vegetais, deram à luz bebês cujos genes apresentaram níveis mais altos e saudáveis de metilação.

Ou seja, seus genes apresentavam pequenas moléculas ligadas à cadeia de DNA, chamadas de grupos metil, que agem como silenciadores de genes que possam levar ao desenvolvimento de doenças posteriores, como infecções graves, câncer e doenças neurológicas. Assim, crianças concebidas enquanto a mãe estava bem alimentada desenvolveram grupos metil importantes para silenciar esses genes potencialmente perigosos.

“Nossos resultados representam a primeira demonstração em humanos que o bem estar nutricional da mãe na época da concepção pode mudar a forma como os genes de seu filho serão interpretados, com impacto ao longo da vida”, afirma o autor sênior do estudo, Dr.Branwen Henning.

Então, se você está pensando em engravidar, comece a melhorar os hábitos alimentares desde já. Uma dieta equilibrada, com muitas frutas e legumes, aliada a exercícios físicos regulares, ajudam a manter o peso e a saúde do organismo. Com cuidados simples, seu bebê (e seus genes) apreciarão seus esforços durante toda a vida.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Ácido fólico diminui risco de grávidas terem filhos com autismo

Grávidas que exercitam-se protegem os filhos contra o Alzheimer

 

 

 

 

 

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês