corrida é um ótiexercício para as mulheres

Por que a corrida é um ótimo exercício para as mulheres?

As mulheres geralmente começam a menopausa entre os 45 e os 55 anos, e as mudanças observadas acontecem principalmente pela queda nos níveis de estrogênio. Na mídia, grande parte da discussão sobre a menopausa é sobre ondas de calor e possíveis ganhos de peso. Mas o problema mais grave não é tão óbvio: o desbaste gradual dos ossos. Felizmente, correr é uma das melhores maneiras para uma mulher combater essa perda óssea.

Apesar de não parecer, nossos ossos são tecidos muito ativos. As células ósseas velhas são constantemente removidas pelo corpo e novas células ósseas são feitas. O problema é que, começando na menopausa, a remoção de células ósseas torna-se maior do que a fabricação de novas células, e os ossos tornam-se mais frágeis. Isso predispõe a mulher à fratura de ossos que suportam muito peso, como os quadris e a coluna vertebral.

Pode parecer estranho, mas a melhor maneira para mulheres manterem os ossos fortes à medida que se aproximam da menopausa e além é colocar estresse sobre os ossos. Você pode comparar este processo com os músculos: quando colocamos mais estresse sobre os músculos, por meio do levantamento de peso, eles crescem cada vez mais fortes.

O mesmo acontece com os ossos, e o melhor tipo de estresse é o que enfatiza todo o comprimento dos ossos. Isso acontece quando fazemos exercícios em pé e especialmente quando corremos. Os ossos das pernas, quadris e espinha aumentam em resposta ao estresse e tornam-se mais resistentes às fraturas. Em geral, quanto maior o estresse, maior a resposta do edifício ósseo.

O melhor é começar dos 20 aos 30 anos

Embora nunca seja tarde demais para correr, o melhor momento para começar é nos seus 20 e 30 anos. Desta forma, você constrói uma base de ossos forte. Assim, quando seus ossos começarem a diminuir nos anos posteriores, você terá uma “reserva” melhor.

Antes tarde do que nunca

Se você não começou a correr quando era mais jovem, mas está com uma boa condição física (verifique com seu médico), você pode começar a correr em qualquer idade. Você pode começar a correr lentamente distâncias curtas, intercaladas com a caminhada. Em seguida, aumente até 1 e 2 quilômetros. Talvez você possa alcançar 5 ou 10 quilômetros confortavelmente e entrar em alguns eventos de corrida, o que motivará você ainda mais.

Correr ajuda outros sintomas da menopausa

Como um bônus, além do fortalecimento de seus ossos, correr (e outras atividades aeróbicas) pode reduzir as ondas de calor, além de ajudar a dormir melhor, diminuir o ganho de peso e até mesmo ajudar seu pensamento e humor. Muitas pessoas com depressão acham que a corrida ajuda significativamente a lidar com esses processos.

Alternativas a correr

Se você não pode ou não gosta de correr, você pode fazer outras coisas que ajudam seus ossos, como: caminhada rápida, escalada, treinador elíptico, dança, aulas aeróbicas, ioga e, claro, musculação. A natação é um ótimo exercício, mas não ajuda seus ossos. Melhor ainda se você puder combinar mais de uma dessas atividades!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Qual o melhor tipo de exercício para grávidas?

Estudos mostram que exercícios ajudam tratar a depressão

Esta postagem também está disponível em: Inglês