Mais Saúde

Tirar os sapatos dentro de casa é mais saudável

Em muitas culturas, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um costume. Em alguns países europeus e asiáticos, passar pela porta vestindo calçados é um hábito considerado rude. Muitas pessoas acreditam que a sujeira que entra em casa com os sapatos é insalubre. Mas o que a ciência diz sobre isso?

Bactérias em sapatos

Dr. Charles P. Gerba, da Universidade do Arizona, nos EUA, é um especialista e referência mundial quando o assunto são bactérias em nosso cotidiano. Em experimentos realizados ao longo dos anos, ele contou a quantidade de bactérias em lugares como assoalhos de banheiro público, tábuas de cozinha e teclados de telefones celulares. Ao analisar sapatos, ele descobriu que um par de calçados carrega centenas de milhares de bactérias encontradas do lado de fora. E que 96% dos sapatos contêm bactérias mais associadas à contaminação fecal, incluindo a bactéria E. coli.

Outro estudo, realizado na Universidade de Houston, encontrou percentual maior de bactérias Clostridia difficile na parte inferior dos sapatos do que em pisos de banheiros. Esta bactéria pode causar diarreia grave, potencialmente mortal, uma vez que é resistente a muitos antibióticos diferentes. Mas isso significa que os sapatos da casa vão espalhar a doença quando eles não são deixados do lado de fora?

O que mais os sapatos carregam?

Outros estudos mostram mais problemas com o uso de calcados dentro de casa. Sapatos podem transportar substâncias potencialmente tóxicas, como pesticidas e alcatrões encontrados em superfícies pavimentadas. Você pode imaginar também que algumas pessoas cospem na calçada, alguns animais fazem suas necessidades na rua, e que, com isso, os sapatos podem transportar parasitas e outras substâncias nocivas para dentro do seu lar.

Apesar de todos os riscos que podemos imaginar, não há bons estudos que mostrem que usar sapatos dentro de casa realmente aumenta a taxa de doenças. Podemos pensar que é mais fácil controlar infecções os mantendo do lado de fora, mas não há nada que comprove essa ideia.

Andar descalço é melhor para o seu pé

Se não há riscos para a saúde comprovados do uso de sapato dentro de casa, há um bom motivo para andar descalço. A maioria dos especialistas concorda que andar descalço é mais saudável para os músculos dos pés e das pernas.

Você pode imaginar um sapato como um “gesso” para o pé, restringindo o seu movimento. Imagine seu braço engessado a maior parte do tempo: o que isso faria com os músculos ao longo do tempo? Os músculos se atrofiam, encolhem. O mesmo pensamento pode ser usado com os calçados.

Tirar sapatos dentro de casa vai manter pisos e móveis mais limpos, além de fornecer benefícios para a saúde do seu pé. Mas se você quer fazer desse hábito uma regra em sua casa, o melhor é deixar alguns chinelos ou meias antiderrapantes disponíveis a todos, inclusive visitantes.

Em posts futuros, vamos falar sobre o uso de sapatos e sobre o pensamento que temos que manter os pés frios pode nos deixar doentes. Fique ligado!

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Por que os EUA estão proibindo sabonetes antibacterianos

H1N1: o que você precisa saber

Tirar os sapatos dentro de casa é mais saudável was last modified: novembro 18th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês