Mais Saúde

Pesticidas levam a dificuldades para engravidar

Um estudo publicado pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostrou que as mulheres que comem frutas e legumes com maior conteúdo de pesticidas podem ter dificuldade em engravidar.

Ambiente e Saúde Reprodutiva

Todas as mulheres fizeram parte do estudo sobre Ambiente e Saúde Reprodutiva, que foi projetado para determinar o estilo de vida e os fatores dietéticos que podem influenciar o sucesso reprodutivo. Para esta parte do estudo, foram recrutadas 325 mulheres que viviam na região de Boston (EUA). Todas essas mulheres estavam passando por técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

As mulheres preencheram questionários detalhados sobre suas dietas, incluindo a frequência com que comiam frutas e vegetais diferentes. Os resultados mostraram que as mulheres que comiam duas ou mais porções por dia de frutas e vegetais com “resíduo alto de pesticidas” apresentaram 18% menos probabilidade de engravidar e 26% menos chances de dar à luz do que as mulheres que comiam menos de 1 porção por dia (em média) de frutas e vegetais de “resíduo alto de pesticidas”.

Frutas e vegetais de alto teor de pesticidas

Certos vegetais e frutas são conhecidos por ter mais resíduos de pesticidas que outros. Os comuns e com grande quantidade de resíduos incluem:

Maçã

Pimentão

Uva

Espinafre

Morango

Pêssego

Aipo

Pepino

Tomate cereja

Batata

Alface

Estudos em animais

Este estudo de Harvard é o primeiro a analisar os efeitos dos pesticidas sobre as chances de sucesso para as mulheres que esperam engravidar. Isso confirma os resultados dos estudos que já haviam sido feitos em animais. Os roedores que foram expostos a mais pesticidas em suas dietas tiveram maior risco de aborto espontâneo e davam à luz menos filhotes vivos.

O que fazer

Embora seja verdade para todos nós, pode ser especialmente importante para as mulheres que estão tentando engravidar (e mulheres grávidas) limitar as porções de frutas e vegetais com maiores índices de resíduos de pesticidas. A melhor opção é comprar a variedade orgânica, mas muitas vezes estes podem não estar disponíveis. Nesse caso, existem técnicas de lavagem de frutas e vegetais que reduzirão substancialmente o teor de pesticidas. Consulte nossa publicação anterior para obter mais detalhes.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Qual o melhor tipo de exercício para grávidas?

Cuidados com o paracetamol durante a gravidez

Pesticidas levam a dificuldades para engravidar was last modified: novembro 14th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês