Mais Saúde

Oito maneiras de manter seu fígado saudável

Nosso fígado é um órgão forte, vital e o principal desintoxicante do nosso corpo. Por isso, precisa de cuidados. Existem mais de 100 tipos de doenças do fígado e a maioria delas pode ser prevenida.

A seguir, listamos maneiras de ajudar a manter seu fígado saudável.

Paracetamol

A maioria das pessoas desconhece que uma das maiores causas de insuficiência hepática, que requer transplante, é o uso excessivo de paracetamol (Tylenol e outros). O paracetamol é uma boa medicação, mas você precisa ter cuidado com a dose total que você toma em um dia e ao longo do tempo. Em doses altas, este medicamento é tóxico para o fígado. Leia aqui sobre a dosagem segura de paracetamol – lembrando sempre de não misturá-lo com álcool.

Suplementos

Homens que tomam esteroides anabolizantes podem, além de fortalecer e definir os músculos, matar as células do fígado. Tenha cuidado com quaisquer suplementos de ervas também. Alguns suplementos, especialmente de fontes questionáveis, podem ser tóxicos para o fígado. Se tiver qualquer dúvida sobre suplementos ou medicamentos, pergunte ao seu médico ou farmacêutico de confiança.

Álcool

Em geral, o fígado se mantém bem em homens depois de ingerirem até duas bebidas por dia e mulheres, depois de uma. Assim como o paracetamol, o álcool não causa danos à maioria das pessoas, desde que nas “doses” certas. O excesso causará a morte das células do fígado, que acabam substituídas por tecido cicatricial (cirrose).

Toxinas

Tenha cuidado com produtos químicos que você inala ou que toquem sua pele. Se você tiver que usar essas substâncias (como produtos de limpeza fortes, certas colas, pesticidas, inseticidas não destinados à pele), verifique se você está em uma área bem ventilada. Use luvas, se necessário. E fique atento: cigarros contêm aditivos que são tóxicos para o fígado também.

Café e chá

Uma das poucas coisas que realmente protegem o fígado de danos é o consumo regular de café, ervas e chás. Não se sabe se é a cafeína ou os antioxidantes que ajudam, mas se você quer fazer algo positivo para seu fígado, tome algumas xícaras de café e/ou chá ao longo do dia.

Hepatite

Existem três tipos principais de hepatite causada por vírus: A, B e C. Existem vacinas para os tipos A e B, mas não para o tipo C, que é o mais grave. O vírus tipo A é espalhado por água ou alimentos contaminados (especialmente moluscos mal cozidos). Os tipos B e C são transmitidos por sangue infectado ou fluidos corporais. Por isso, é importante reforçar a importância de praticar sexo seguro e fazer tatuagens com equipamentos esterilizados. Muitas pessoas usam camisinha pensando em evitar apenas na AIDS, mas acabam se protegendo também das formas graves do vírus da hepatite — que são mais fáceis de se transmitir sexualmente do que o vírus HIV.

Controle o peso

Depois do uso excessivo de álcool e de paracetamol e da hepatite, a causa mais comum de danos ao fígado é a “doença hepática gordurosa não alcoólica”. Essa doença está se tornando mais constante à medida que as pessoas estão engordando. Ela faz com que as células do fígado sejam substituídas por gordura, levando à cirrose, semelhante à causada por excesso de álcool.

Alimentação e exercícios

Comer uma dieta saudável com muita fibra, frutas e vegetais é bom para o fígado. Não ser sedentário também é importante. Não se sente muito tempo – continue se movendo.

Testando seu fígado

Se você mantiver essas dicas em mente, é muito provável que seu fígado continue trabalhando bem por toda sua vida. Mas, se tiver alguma dúvida, seu médico pode pedir exames de sangue que verifiquem as funções e a saúde do seu fígado.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Coisas você não sabia sobre o seu fígado

Quando o uso de antiácido se torna um problema para saúde

Oito maneiras de manter seu fígado saudável was last modified: junho 23rd, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês