Mais Saúde

Coisas você não sabia sobre o seu fígado

Você sabia que, todos os dias, seu fígado pode aumentar 40% de tamanho e encolher horas depois? O fígado é nosso maior órgão interno e tem mais de 300 funções conhecidas (atrás apenas do cérebro).

O fígado pesa cerca de 1,6 kg e fica logo abaixo do nosso diafragma, na parte superior direita do nosso abdômen. Essa posição acima do estômago faz sentido porque o fígado atua como o porteiro e o purificador de tudo o que ingerimos.

Civilizações antigas acreditavam que o fígado era o centro da alma e as emoções. Os gregos achavam que o fígado estava ligado aos nossos prazeres. Embora hoje em dia o fígado não seja considerado um órgão “sexy” como o coração ou o cérebro, sua função é fundamental para a vida.

Regeneração do fígado

Ao contrário de outros órgãos, o fígado não pode ser substituído por uma máquina. Se o nosso rim falhar, podemos fazer diálise. Se nossos pulmões falharem, temos respiração artificial. Mas se o nosso fígado falhar, não há substituição mecânica; a única opção é um transplante.

O fígado é insubstituível pelas máquinas, mas é fascinantemente o único órgão que pode se regenerar. Se de alguma forma perdemos a maior parte do órgão, as partes restantes começam a regenerar a parte perdida. Os fisiologistas do fígado acreditam que isso acontece porque, ao contrário de outros tecidos que possuem no máximo 2 pares de cromossomos, a célula hepática tem até 8 pares de cromossomos, dando-lhe poderes regenerativos únicos.

Digestão

A principal função do fígado é processar os alimentos que ingerimos para que sejam utilizáveis por nossas células. Tudo o que comemos é filtrado através do suprimento de sangue do nosso fígado antes de ir para outro lugar em nosso corpo. O fígado recebe um segundo suprimento de sangue que drena o sangue dos intestinos, onde nossos alimentos são absorvidos. Este sangue passa através do fígado, que atua como um porteiro e processa os componentes de alimentos quebrados antes que possam ser liberados para a circulação sanguínea geral.

O fígado gera hormônios múltiplos, enzimas, fatores de coagulação e células imunes. Algumas dessas substâncias parecem determinar o nosso gosto por certos alimentos – ser ou não viciado em doces, por exemplo, parece ser determinado por características particulares do nosso fígado.

O fígado também é um monitor contínuo de nossas necessidades energéticas. Por exemplo, se perceber que precisamos de energia instantânea, ele liberará em nosso sangue um açúcar armazenado chamado glicogênio.

Desintoxicante

A função vital mais crítica do nosso fígado é a de ser o principal desintoxicante para o nosso corpo. Além do álcool, o fígado também neutraliza a maioria das coisas que de outra forma nos deixariam doentes, como alimentos estragados. De volta às cavernas, antes de haver formas de conservar alimentos, os primeiros seres humanos acabavam muitas vezes comendo substâncias tóxicas, mas o fígado estava adaptado para neutralizar essas toxinas.

O fígado incha e encolhe diariamente

Ao contrário da maioria dos outros órgãos que permanecem do mesmo tamanho dia a dia, o fígado tem um ciclo regular de inchaço e encolhimento em até 40% durante um dia e noite. O fígado contém quase 15% do nosso suprimento de sangue total. As células chamadas hepatócitos incham com sangue, dependendo das funções que o corpo precisa no momento.

“O fígado não é um órgão muito sexy. Não parece importante. Parece apenas uma grande gota. Mas é discretamente vital, a torre de controle do corpo”, afirma Valerie Gouon-Evans, especialista em fígado da Escola de Medicina do Monte Sinai, em Nova York.

Em nosso próximo post, discutiremos maneiras de ajudar a manter este grande órgão funcionando melhor.

If you want to find a doctor, of any specialty, anywhere in Brazil, check out our website: www.procuramed.com

Read also in ProcuraMed:

9 maneiras de saber se você está desidratado

Como escapar da epidemia de refluxo ácido

Coisas você não sabia sobre o seu fígado was last modified: junho 19th, 2017 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês