Alimentos e bebidas que ajudam a combater o refluxo

Alimentos e bebidas que ajudam a combater o refluxo

O refluxo ácido é um problema comum. A maioria das pessoas descobre que alguns alimentos ou líquidos podem causar um ataque – e que esses “disparadores” variam de pessoa para pessoa. Mas você sabia que alguns alimentos e líquidos podem ajudar a diminuir os sintomas?

Os alimentos mais comuns que causam o refluxo são café (especialmente com cafeína), tomates, frutas e sucos ácidos, álcool, chocolate, alimentos picantes, gordurosos ou açucarados, cebola, alho, produtos lácteos integrais e bebidas gaseificadas. Enquanto algumas pessoas sentem-se bem com a maioria dessas coisas, outras têm dores terríveis mesmo com pequenas quantidades.

A seguir, listamos alimentos e líquidos que são bons e seguros para a maioria das pessoas com sintomas de refluxo. Em alguns casos, eles aliviarão os sintomas quando ocorrerem.

Alimentos e bebidas bons para azia e refluxo

Banana

Mamão

Babosa

Especialmente suco de Aloe Vera, mas certifique-se de que não contenha antraquinona ou alonina, que podem piorar os sintomas.

Gengibre

Adicione enquanto cozinhe, experimente-o fresco ou use como chá.

Salsinha

Goma de mascar

Os melhores são de sabor canela ou sem açúcar e com sabor de fruta. Evite chiclete com hortelã ou menta, que pode piorar a azia. O chiclete aumenta o fluxo de saliva e leva você a engolir mais, o que ajuda a manter os sucos gástricos no estômago, onde eles pertencem. Experimente mastigar chiclete de canela por 30 minutos após uma refeição.

Geralmente bons para pessoas com azia ou refluxo

Arroz, especialmente arroz integral (maior teor de fibra)

Água

Mantenha-se sempre hidratado durante o dia. Beber um pouco de água durante as refeições também pode fazer bem, mas evite muita água de uma vez, que pode causar inchaço.

Legumes verdes e salada

Alimentos ricos em fibras, como vegetais, são úteis. Evite cebolas, tomates e limite o uso de molhos gordurosos.

Batatas e raízes

Produtos lácteos com baixo teor de gordura

Grãos inteiros e aveia

Frutas pouco ácidas

Como melão e melancia.

Carnes magras e peixes

Evite a pele de frango, que é rica em gordura, e frituras.

Clara de ovo

Mas cuidado, pois as gemas de ovo podem aumentar os sintomas.

Experimente

O refluxo pode ser causado por uma variedade de patologias, dependendo da pessoa. Em algumas, os sucos gástricos que viajam até o esôfago contêm mais bile, em outras, são mais enzimas do estômago, e em outras é mais um refluxo ácido puro. O melhor é manter um diário e descobrir o que piora e o que minimiza seus sintomas.

Já discutimos neste blog outras formas de diminuir os sintomas e, claro, você pode tomar medicamentos se for necessário. Se seus sintomas persistirem, não demore em consultar um médico, particularmente um gastroenterologista. A maioria das pessoas, no entanto, consegue controlar os sintomas com um estilo de vida saudável, evitando a obesidade e os alimentos que estimulam a acidez.

Se você quer encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

5 usos da aloe vera em benefício da sua saúde

Probióticos podem melhorar seu humor?

Esta postagem também está disponível em: Inglês