obese

Uma nova e mais eficiente maneira de perder peso

Todos nós sabemos que o exercício aeróbico é uma ótima maneira de manter a forma, mas você sabia que com típico exercício aeróbico, como corrida, é difícil realmente perder gordura e ganhar massa muscular?

aerobics

 

Mas agora está sendo popularizada uma nova maneira de fazer exercícios aeróbicos com melhores resultados e que podem ser obtidos em um tempo significativamente menor.

Esta nova forma aeróbica, se chama “Exercícios de Alta Intensidade Intervalados” (EAII); o termo vem do inglês: “High-Intensity Intermittent Exercise” (HIIE). Ela consiste na combinação do ritmo constante de corrida com rajadas rápidas de aeróbico mais intenso. Por exemplo, durante uma corrida ou ciclismo, você deve intercalar períodos de corrida rápida durante o seu ritmo normal de atividade física.

Um estudo mais recente sobre “Exercícios de Alta Intensidade Intervalados” vem da Universidade de New South Wales, Austrália e acaba de ser publicado na revista Obesity. Os pesquisadores estudaram intensamente 46 estudantes universitários ligeiramente acima do peso durante um período de 12 semanas. Os estudantes foram medidos e testados para checar a eficiência de seu metabolismo durante o exercício, também foram analisados o teor de gordura, e distribuição desta no corpo, entre outros marcadores.

O fator surpreendente é que eles só se exercitaram num total de uma hora em uma semana inteira, distribuídos num período de 20 minutos, 3 vezes por semana. Após 12 semanas, os estudantes foram capazes de perder uma média de 2 kg de gordura, e o mais importante, eles tiveram uma redução de 17% da “gordura visceral” o tipo mais perigoso de gordura corporal, que é aquela que fica em torno dos órgãos internos do seu abdômen (o que forma a famosa barriguinha).

O principal autor do estudo, Dr. Steve Boutcher, observa: “O EAII é uma forma muito eficiente de exercício e é divertido. Outros estudos sobre atividade aeróbica, tal como correr de forma contínua, descobriram que a quantidade de exercício necessária para produzir uma redução semelhante na gordura visceral seria de cerca de 7 horas por semana durante 14 semanas. ”

Este estudo foi realizado em rapazes saudáveis, mas os autores acreditam que as mulheres também possam se beneficiar do EAII. Os homens porém, tendem a desenvolver mais gordura viscerais profundas na região abdominal, assim é possível notar mais resultados entre eles . E os homens mais velhos podem beneficiar ainda mais. Um estudo anterior sobre EAII em homens mais velhos e diabéticos mostraram uma redução de 44% na gordura abdominal depois de apenas 8 semanas.

Antes de iniciar um programa como este, seria aconselhável conversar com seu médico, de preferência um profissional com interesse ou especialização em medicina esportiva. Então se você está querendo eliminar a “barriguinha” e não estiver tendo grandes resultados do exercício tradicional, EAII pode ser uma grande opção!

Se você precisa encontrar um médico, você pode fazê-lo através do nosso site: www.procuramed.com .

Esta postagem também está disponível em: Inglês