sedentary behavior

Sentar por longos períodos pode aumentar as chances de câncer de cólon

No ano passado, no Mais Saúde, postamos um artigo intitulado “Sentar por muito tempo pode anular os benefícios do exercício”. As pessoas que pensam estar saudáveis por se exercitarem diariamente podem não estar tão bem assim, caso passem grande parte do dia sentadas em uma mesa ou em frente a uma tela de um computador sem se levantarem por períodos prolongados.

sedentary behavior

Médicos pesquisadores têm duas siglas que descrevem dois tipos de exercícios:

NEPA = atividade sem exercício físico = movimentos feitos durante o dia em que se gasta um pouco de energia.

AFMV = atividade física de moderada à vigorosa = movimentos e gastos calóricos feitos durante exercícios planejados periodicamente.

Pessoas com alto nível de NEPA não passam muito tempo sentadas durante o dia, mas, se precisam se sentar, levantam-se com frequência, dão uma volta ou se espreguiçam. Passam muito tempo andando, fazendo tarefas domésticas ou atividades que os mantenha em pé.

Agora, uma pesquisa médica, recentemente apresentada em uma conferência da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, estudou 1.730 pessoas submetidas à remoção de pólipos benignos do cólon durante uma colonoscopia (remoção de tumores por meio de um tubo flexível colocado no interior do cólon).

A maioria dos casos de câncer de cólon desenvolvem-se a partir desses pólipos, considerados precursores da doença. A colonoscopia pode remover os pólipos preventivamente e impedir a formação do tumor.

A conclusão deste estudo foi a de que os homens mais sedentários por horas do dia (que passavam mais de 11 horas diárias sentados) tiveram uma chance 45% maior de sofrer uma ocorrência de pólipos do cólon do que aqueles menos sedentários (que passavam menos de seis horas por dia sentados).

Curiosamente, os pesquisadores não identificaram essa mesma relação entre as mulheres, e são necessários mais estudos e análises para descobrir o porquê disso.

Contudo, um outro estudo mostrou benefícios à saúde para homens e mulheres menos sedentários. Pessoas de ambos os sexos com altos níveis de NEPA apresentaram taxas significativamente melhores de triglicérides e HDL (colesterol “bom”). Estes homens e mulheres tinham risco 27% menor de sofrer problemas cardíacos graves, além de a medida da cintura ser bem menor.

Movimentar-se é importante porque, assim, os músculos esticam e contraem, liberando miosinas (enzimas liberadas pelas células musculares), que ajudam a não engordar. Quem fica sentado por muito tempo libera menos miosina.

Leia o post abaixo para saber mais detalhes sobre como evitar problemas de saúde se você precisa passar muito tempo sentado.

Além do mais, todo mundo pode pensar que, ao fazer as tarefas domésticas, esses movimentos auxiliam na manutenção do peso e também podem reduzir o risco de câncer de cólon.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Nove dicas para melhorar um estilo de vida sedentário

Sentar por muito tempo pode anular os benefícios do exercício

 

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês