Mais Saúde

Qual é a melhor opção: correr ou caminhar?

Você é, como muitas pessoas ativas no Brasil, que, quando o tempo está firme, começa a caminhar ou a correr regularmente? Talvez, você seja um dos caminhantes com a seguinte dúvida: “eu deveria estar correndo ao invés de andar?”. Agora, se você é um corredor, com sudorese respiração difícil, pode perguntar-se se não seria bom caminhar.

Então, o que é melhor para a saúde: correr ou caminhar? Estudos recentes compararam os dois exercícios e apresentaram algumas respostas.

A conclusão geral sobre a melhor atividade é que a escolha depende, primeiramente, de sua meta de saúde. Assim, se o objetivo é perder peso ou mantê-lo estável à medida que envelhece, correr parece ser a melhor opção. Em outras situações, andar traz ótimos benefícios.

Primeiro, sobre a corrida. Em abril de 2013, na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, pesquisadores apresentaram os resultados de um grande estudo envolvendo 15.237 pedestres e 32.215 corredores de saúde-consciente do norte da Califórnia, os quais foram avaliados durante seis anos.

Eles descobriram que os corredores eram muito mais propensos a manter a cintura fina e o peso estável ao longo dos anos do que os caminhantes.

Você pode pensar que o motivo se deve ao fato de que a corrida é mais vigorosa do que a caminhada e que, portanto, se gasta mais calorias. A pesquisa comparou as quantidades de calorias gastas por cada grupo.

(Note que para gastar a mesma quantidade de calorias, tanto andando como correndo, é preciso ampliar o percurso da caminhada em cerca de 50% e o tempo necessário para sua equivalência é, aproximadamente, duas vezes maior.)

De acordo com o estudo mencionado, a diferença nos resultados entre corrida e caminhada — que favoreceu o controle do peso dos corredores – traz ainda mais benefícios para as pessoas com mais de 55 anos, mesmo que o ritmo de execução da atividade tenha sido mais lento.

Uma das razões, conforme explicado no The Journal of Obesity (2012), é que correr reduz o apetite, o que não aconteceria com a caminhada. Depois de uma corrida, o estudo mostrou que os corredores ingeriram menos calorias do que aquelas gastas em seu treino. Mas os indivíduos que tinham feito uma longa caminhada tinham fome e comeram mais calorias do que tinham gasto durante o exercício. Correr parece estimular a secreção do hormônio “peptídeo YY”, que diminui o apetite.

Agora, se você não está preocupado em perder peso ou afinar a cintura, caminhar pode ser uma boa escolha. Outro estudo, feito com os 50 mil voluntários da pesquisa anterior, e publicado em abril de 2013, procurou responder à questão: para reduzir a pressão arterial, controlar o colesterol e prevenir diabetes e doenças cardíacas, o melhor é caminhar ou correr?

Os cientistas descobriram que ambos os exercícios tiveram resultados equivalentes e com melhora significativa da saúde. No entanto, para os casos de doença cardíaca, a caminhada apresentou mais benefícios. Os corredores reduziram o risco em 4,5% enquanto os caminhantes, em mais de 9 %.

Como um “bônus”, inesperado para os pesquisadores, o estudo mostrou que andar ou correr diminui, igualmente, a chance de desenvolver catarata.

Em síntese, você pode escolher o seu exercício com base em seus objetivos ou até mesclar caminhada e corrida. Lembre-se, porém, de que os corredores são mais propensos a sofrer lesões. Problemas no joelho, por exemplo, são mais comuns entre os que correm. Vale lembrar que, independentemente do exercício físico escolhido, o calçado adequado é essencial para evitar lesões.

O importante é exercitar-se: caminhar, correr, pedalar, jogar futebol, etc., ou combiná-los. Mas escolha atividades que goste de praticar e que de fato irá praticá-las. Os estudos possuem grande valor, no entanto, às vezes, ouvir as preferências do seu corpo pode ser ainda mais importante.

Precisa encontrar um(a) médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

*Musculação e aeróbico no mesmo dia?

*Preguiça de se exercitar todos os dias? Então, leia isso.

 

 

 

Qual é a melhor opção: correr ou caminhar? was last modified: junho 6th, 2013 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês