folego exercisio

Qual a melhor maneira de recuperar o fôlego durante o exercício?

Você já percebeu que, no final de provas de atletismo, os corredores profissionais tendem a ficar em duas posições diferentes para retomar o fôlego? A primeira é caminhar com as mãos para cima ou atrás do pescoço, enquanto a segunda é encurvar o corpo com as mãos apoiadas nos joelhos. Qual das duas é mais eficiente?

Estudo recente desenvolvido pelo fisiologista do exercício Lorrie Brilla, PhD na Universidade de Western Washington, defende que dobrar o corpo para a frente ajuda à recuperação mais rápida. As conclusões vieram depois de vários testes com atletas voluntários.

A primeira explicação é que, quando estamos em pé, o “sistema nervoso simpático”, que coloca o corpo em alerta em situações de perigo, fica mais ativo. Assim, curvar o corpo para a frente ajuda o organismo a sair desse estado de tensão, favorecendo mais rapidamente a retomada do ritmo cardíaco normal.

A curvatura também ajuda a reposicionar o diafragma, principal músculo utilizado na respiração. Trabalhando de forma mais eficiente, o diafragma leva mais oxigênio para os pulmões.

A respiração também se mostra essencial no processo de recuperação porque, durante o exercício, nosso corpo acumula excesso de dióxido de carbono (CO2). Dobrando o corpo para a frente, conseguimos expulsar o CO2 mais rapidamente, aumentamos a oxigenação e favorecemos o organismo para que a frequência cardíaca volte ao normal.

Mas não é apenas entre corredores que a rápida recuperação de exercícios é importante. Se você está tentando entrar em forma com exercícios intervalados de alta intensidade, por exemplo, a recuperação do fôlego nos momentos de menor intensidade pode favorecer nos picos da atividade, onde o corpo exige mais energia. O mesmo acontece em atividades de maior exaustão, como remo ou futebol.

Se você pratica algum exercício de alta intensidade, experimente essa técnica e conte-nos como foi. E se você tem algum outro método que ajuda na recuperação, use a parte de comentários e conte pra gente o que você faz.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Como fica seu cérebro após a prática de exercícios

Como os exercícios mudam nossos genes

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Fitness