ideal amount of exercise per week

Qual a dose certa de exercícios para uma semana?

tempo-ideal-para-exercisio

Que exercício físico faz bem, todo mundo sabe. Mas será que existe uma quantidade mínima de horas de atividade física que consiga reduzir os riscos de termos uma morte prematura? Estudos recentes realizados na Universidade de Sydney (Austrália) e na Universidade de Harvard (EUA) orientam sobre a “dose” ideal de exercícios ao longo da semana.

O estudo de Harvard incluiu a análise de seis grandes estudos anteriores que, juntos, envolveram 661 mil homens e mulheres dos EUA e da Europa. Os pesquisadores compararam o tempo semanal dedicado a atividade física e o risco de morte dos voluntários durante os 14 anos dos estudos. Os resultados foram:– Pessoas que não se exercitavam foram as que tiveram o maior risco de morte prematura.

– Pessoas que se exercitavam menos de 150 minutos por semana, que é o tempo recomendado por organizações de saúde, reduziram em 20% o risco de morte prematura.

– Pessoas que fazem 150 minutos de exercício por semana reduziram o risco de morte prematura em 31%.

– Hábitos pesados de exercício, de cerca de 450 minutos por semana (em especial caminhadas em ritmo moderado) levaram à redução em 39% do risco de morte prematura.

– Exercícios extremos, com mais de 1500 minutos por semana, levaram aos mesmos resultados dos exercícios moderados. Ou seja, os benefícios com relação à longevidade foram os mesmos de quem se exercita até 450 minutos por semana.

O estudo Australiano analisou registros de saúde de mais de 200 mil pessoas e também investigou a intensidade da atividade física. O diferencial foi que eles avaliaram a adição de períodos mais intensos durante a atividade – aqueles que levam a pessoa a transpirar mais.

Os pesquisadores descobriram que se a intensidade for mais intensa durante 30% do tempo dedicado aos exercícios, o indivíduo ganha um “bônus” de 10% na redução do risco de morte prematura.

A partir desses dois estudos, a recomendação para a maioria das pessoas é de 450 minutos de exercício moderado por semana com cerca de 30% do tempo de exercício forte o suficiente para fazer transpirar. Os 450 minutos podem parecer muito tempo, mas são pouco mais de uma hora de caminhada moderada por dia. Se você não conseguir logo no começo, reduza um pouco a duração diária e tente aumentar ao longo do tempo. O importante é não ficar parado.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Estudos apontam que exercícios revertem o envelhecimento da pele

Oito dicas para a saúde dos ossos – Parte 1

Esta postagem também está disponível em: Inglês