Mais Saúde

O segredo de uma boa malhação? Concentre-se!

Muitas pessoas que malham, com ou sem um personal trainner, muitas vezes não alcançam os resultados que seriam capazes. Algumas vezes, parte do problema é que o praticante está se concentrando nas coisas erradas: pessoas ao seu redor, celular ou falando na área de musculação.

E a questão é simples. É preciso decidir o que é mais importante para você: a cena social dentro da sua academia ou músculos maiores, ossos mais fortes e maior equilíbrio de verdade? A resposta para essa questão é o que alguns grandes treinadores vêm dizendo: sua concentração e foco devem ser exclusivamente para o músculo que está sendo exercitado naquele momento.

Pesquisas mostram que, quando um levantador de peso:

1) Limita-se no pensamento de mover o peso para cima e para baixo

2) Foca no que quer que venha à sua mente

Nem perto ele consegue o mesmo benefício e fortalecimento muscular igual a uma pessoa que:

3) Se concentra exclusivamente no músculo que está exercitando.

Desta forma, quando você aprende a usar o poder da sua conexão entre a mente e o corpo, e a concentrar todo o seu estímulo em um único músculo específico, ele tende a ficar bem mais estimulado do que nas condições 1) e 2) do exemplo acima, segundo pesquisas. Essa maior atividade elétrica muscular se traduz em músculos mais fortes. Está ai o segredo.

Se você não sabe o músculo ou músculos que um determinado exercício trabalha, informe-se com um professor da academia onde você malha. Quando você for fazer o movimento (de preferencia lentamente, para maximizar o estresse nas fibras e assim a formação do tecido muscular), tente visualizar, por exemplo, seu bíceps contraindo quando você está fazendo o exercício de braço. Olhe pare ele, concentre-se nele. E se for um músculo que você não possa ver, tente imaginar em sua mente o movimento de contração daquele músculo na hora em que puxa e solta o aparelho.

Lembre-se que quando você faz um movimento com um peso, seu corpo pode usar várias combinações de músculos para obter o mesmo movimento, e muitas vezes, por padrão, ele usa os músculos que são mais fortes. É mais fácil para o seu corpo dessa maneira, mas não tão eficaz.

Esteja consciente e focado no retorno que os músculos te dão quando você faz um movimento. Pergunte-se: estou usando o músculo certo? Estou sentindo esse músculo contraindo e relaxando lentamente? Com este tipo de feedback contínuo (que requer força mental, e não só corporal), a conexão entre a sua mente e o seu corpo irá se fortalecer, e com o tempo se tornará mais fácil para você praticar. E desta forma os seus músculos também se fortalecerão.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Séries curtas e intensas são nova tendência em exercícios aeróbicos

Sexo e exercício: duas grandes conclusões

 

O segredo de uma boa malhação? Concentre-se! was last modified: agosto 8th, 2014 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês