Mais Saúde

O que é o pilates?

Se você se interessa por uma boa condição física, certamente, já ouviu de “Pilates”. Por isso, vamos saber o que é o Pilates e por que essa prática está se tornando tão popular.

O Pilates foi adotado por celebridades como Madonna, Jennifer Aniston, Sharon Stone, entre muitas outras, que juram que o exercício lhes fizeram maravilhas. O pilates, porém, não é só para as mulheres. David Beckham afirma que “uma hora de Pilates por dia, faz me sentir melhor do que nunca”.

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1883. Era uma criança doente e dedicou sua vida a melhorar a sua saúde e a dos outros. Em 1912, mudou-se para a Inglaterra, mas, sendo cidadão alemão, foi forçado a viver em campos de internação durante a Primeira Guerra Mundial. Ao invés de definhar lá, ele começou a trabalhar com os equipamentos limitados, mas disponíveis a ele nesses locais, incluindo molas anexadas aos leitos hospitalares.

Depois de ganhar certa notoriedade na Inglaterra, Joseph mudou-se para Nova York, após a guerra, onde abriu o primeiro estúdio “Pilates”, que funcionava no mesmo local que o New York City Ballet. Seu trabalho com dançarinos famosos, como Martha Graham e George Balanchine, ampliou sua fama e logo seus métodos foram espalhados por todo os Estados Unidos. Agora, o Pilates é uma sensação internacional.

O foco principal de seu método é fortalecer os músculos ao redor do “núcleo” do corpo, isto é, do abdômen e da coluna vertebral. Pense em seu corpo como uma árvore. Observe que ela é tão forte quanto seu tronco, sem o qual cairia com o vento. Assim, você pode considerar a sua coluna como o “tronco” do seu corpo.

Joseph Pilates acreditava que a maioria das pessoas desenvolvem maus hábitos quando estão caminhando ou estão sentadas, e que a má postura pode causar muitas dores para os músculos desequilibrados, isto é, alguns fortes, outros enfraquecidos. Estes desequilíbrios nos tornam mais suscetíveis a lesões, as quais, muitas vezes, desregulam ainda mais a força e a fraqueza muscular.

Os exercícios do Pilates focam a respiração adequada durante a prática dos exercícios, os quais visam à obtenção de mais flexibilidade, de postura adequada e consciência corporal. O praticante do Pilates é ensinado não só a se exercitar corretamente durante as sessões de treinamento, mas também a conscientizar-se das posições e dos movimentos do corpo realizados durante todo o dia.

Devido à compressão de seus discos e à curvatura da coluna vertebral, a maioria de nós perde altura à medida que envelhecemos. O Pilates pode ajudar a reverter essa situação.  A cantora Belinda Carlisle afirma que, após oito anos de prática de Pilates, ganhou 5 cm de altura.

Muitas pessoas que começam a fazer Pilates adoram e não querem mais parar. No entanto, você não tem de praticar o Pilates durante anos para obter bons resultados. Joseph Pilates afirmou que, em apenas 10 sessões, “você sentirá a diferença. Em 20 sessões, verá a diferença e em 30, terá um novo corpo”.

Em nosso próximo post, na segunda parte sobre o Pilates, vamos abordar sobre como obter bons resultados com a prática e discutir alguns mitos comuns sobre o exercício.

Caso você necessite encontrar um médico, pode fazê-lo em nosso site: www.procuramed.com.

 

 

 

O que é o pilates? was last modified: junho 16th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês