workout

O levantamento de peso é bom para saúde?

Muitas pessoas podem pensar que o levantamento de peso só é bom para ganhar músculos; ou seja, bom para a aparência e que não traz benefício real para a saúde. Mas um novo relatório, publicado em 6 de agosto, no Archives of Internal Medicine, tem uma resposta diferente.

workout

Se você está especialmente preocupado em prevenir o diabetes (diagnosticado em mais de 22 milhões de brasileiros), eis uma boa notícia. Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) e da Universidade do Sul da Dinamarca acompanharam 32.002 homens de 1990 a 2008. Durante estes 28 anos, questionaram os pacientes sobre seus hábitos de saúde, incluindo o tempo gasto assistindo à TV diariamente, a quantidade de café que bebiam, se fumavam, o quanto consumiam em álcool, o histórico de saúde familiar de cada um, entre muitos outros. 

Foram feitas indagações sobre a quantidade de atividade aeróbica praticada, bem como se fizeram musculação e quanto. Os cientistas cruzaram essas informações com as várias enfermidades desenvolvidas em homens ao longo dos anos e mediram estatisticamente as comparações entre seus hábitos relacionados à saúde e à doença.

Nesse estudo, uma das principais perguntas era: “A musculação ajuda os homens a se prevenir do diabetes?”. A resposta foi sim. Os homens fiéis ao treinamento de peso – que praticaram essa atividade por, pelo menos, 150 minutos por semana (2 horas e meia no total) -, apresentaram um risco 34% menor de desenvolver diabetes em comparação com aqueles que não fizeram o treinamento. Levantar peso durante 60 minutos a 149 minutos por semana, diminui o risco de diabetes em 25%.

Como você pode imaginar, o exercício aeróbio também ajudou a reduzir a chance de desenvolver essa doença. Homens que praticavam aeróbica durante 150 minutos por semana tiveram uma redução do risco de 52%, e, entre 60 e 149 minutos de prática semanal, redução de 31%.

Apesar dos resultados do exercício aeróbico serem um pouco melhor que os de treinamento de peso, em relação ao risco de desenvolver diabetes, a atividade de peso acrescentou um benefício significativo à saúde. Os homens que combinaram aeróbica com musculação, praticando 150 minutos de cada atividade por semana, tiveram o risco de desenvolver diabetes reduzido em 60%.

Nos próximos posts, vamos mostrar como o aumento da massa muscular pode melhorar sua saúde, já que, em relação à prevenção do diabetes, parece que o aumento dos músculos ajuda a insulina – o principal hormônio que regula o açúcar no corpo – a atuar de forma mais eficiente (“sensibilidade à insulina” melhorada).

Embora a pesquisa tenha sido realizada somente com homens, não quer dizer que os resultados não sejam válidos também para as mulheres. Então, homens e mulheres: o treinamento de peso é bom para a saúde e é ainda melhor se combinado com a aeróbica!

Se você quiser encontrar um médico no Brasil, você pode fazê-lo através do nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Chocolate, também bom para malhação

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês