Massagens e as Dores Lombares

July 6, 2011 | Em: Fitness

Massagem Terapêutica Lombar“Dor lombar? Te ofereço uma massagem!”

A massagem terapêutica é frequentemente usada como um tratamento alternativo para a lombalgia, popularmente conhecida como dor nas costas na região lombar.

Muitos são os fatores que podem desencade-la: maus hábitos posturais, sedentarismo, obesidade, genéticos, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

Este problema é uma das razões mais comuns para que os pacientes consultem um médico, e acomete 70% da população brasileira. Porém as evidências quanto à eficácia deste tratamento são limitadas. Contudo, nesta semana, foi publicado um estudo, no Annals of Internal Medicine, onde comparou a eficácia da massagem em relação ao tratamento usual.

De acordo com o estudo, foi contastado que a massagem pode ser mais eficaz do que a habitual intervenção médica para a dor, melhorando a função em pacientes com dor lombar crônica.

Os pesquisadores estudaram 401 pacientes com idade entre 20 e 65 anos com dor crônica nas costas inespecíficas de baixa intensidade, para comparar a eficácia de qualquer relaxamento ou massagem estruturais contra os cuidados habituais. Os pacientes foram entrevistados sobre seus sintomas e capacidade de realizar atividades diárias e, em seguida, distribuídos aleatoriamente para receber massagem de relaxamento, massagem estrutura (uma massagem focada em corrigir alterações de tecidos moles), ou somente o tratamento usual (sem massagem).

Participantes dos grupos de massagem tiveram uma massagem de uma hora uma vez por semana durante 10 semanas, enquanto os pacientes no grupo de cuidados habituais, receberam terapia, tais como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, ou fisioterapia. Após 10 semanas, os pesquisadores re-mediram os sintomas dos participantes e a mobilidade, repetindo o processo de medição novamente depois de seis meses e um ano. Os pesquisadores descobriram que os pacientes em ambos os grupos de massagem se saiu muito melhor do que aqueles que receberam tratamento habitual.

O Dr. Daniel Cherkin, diretor do Group Health Research Institute de Seattle e principal autor do estudo, diz que os pacientes que receberam massagem apresentam duas vezes mais chances de relatar melhoras significativas em suas dores e na função, do aqueles que recebem os cuidados habituais. Após 10 semanas, cerca de dois terços dos que receberam massagem melhorou substancialmente, contra apenas cerca de um terço no grupo de tratamento usual. Além de melhorias na dor e mobilidade, os pacientes também relataram uma redução no uso de não-esteróides e anti-inflamatórios após a massagem.

Embora ambos os tipos massagem relaxamento e massagens estruturais, proporcionaram alívio e função restabelecida, os pesquisadores sugerem que a massagem de relaxamento pode ter uma ligeira vantagem sobre massagem estruturais porque é ensinado em quase todas as escolas de massagem, tornando-o mais facilmente acessíveis e um pouco menos caro do que especializados que as estruturais ou outras formas de massagem.

As vezes, muitos casos de dor lombar crônica envolvam problemas de ordem esquelética e nervososa, além da muscular, e os resultados da massagem não seriam tão notados, pois as massagens abordam questões musculares. Também é difícil saber quais seriam os efeitos benéficos da massagem terapêutica a longo prazo. Independente disto, mesmo que o benefício seja temporarário, já é um grande benefício, proporcionando um alívio da dor muscular.

Se analisarmos os fatores que podem desencadear as dores lombares, vemos que muitos podem ser prevenidos. Ter uma vida equilibrada e saudável, com a prática regular de atividades físicas e procurar sempre fazer uma avaliação e acompanhamento médico do seu estado de saúde, é fundamental para que a incidência e intensidade das dores diminua.

Resumo do Artigo traduzido: CLIQUE AQUI

Foto:Ty Allison/Getty Images

  • DLH

    Nice post…I didn't know that they were studying Twitter like this so scientifically. Good to know. Your posts are nice in that they go beyond the usual stuff to a deeper level of understanding. Good work…Thanks!

Enquete

Recebe mais saúde no seu e-mail