Mais Saúde

Levantar peso ajuda a preservar o cérebro

É recorrente aqui no blog Mais Saúde postarmos artigos que falam sobre os benefícios dos exercícios aeróbicos. Mas e quanto ao levantamento de peso? Estudo da Universidade de British Columbia mostra que levantar peso pode fazer bem até para o cérebro, em especial na terceira idade.

O estudo envolveu 54 mulheres com idade entre 65 e 75 anos. Elas foram selecionadas depois de passarem por exame de ressonância que apontou que todas já tinham alguns defeitos na matéria branca do cérebro (basicamente pequenos buracos na camada de revestimento).

Esses defeitos aparecem na maioria das pessoas à medida que envelhecemos. Com o passar dos anos, nossos músculos e nossos cérebros tendem a ficar menores. Algumas pessoas conseguem manter o cérebro em boas condições, enquanto pequenos defeitos começam a aparecer na matéria branca do cérebro de outras. Estes defeitos podem significar perda de células cerebrais, e muitas vezes, quando isso ocorre, a pessoa torna-se mais lenta e menos estável em andar.

Sabe-se que o exercício aeróbio ajuda a manter o cérebro intacto, mas os pesquisadores queriam ver se o levantamento de peso poderia levar aos mesmos resultados. Eles dividiram as mulheres aleatoriamente em 3 grupos. O primeiro fez apenas exercícios de alongamento e treinos de equilíbrio uma vez por semana, sem levantar peso algum. O segundo fez um programa de intensidade leve, com levantamento de peso tanto nos membros superiores quanto inferiores, uma vez por semana. E o terceiro fez este mesmo treino com pesos, mas duas vezes durante a semana.

Todas as voluntárias passaram por varredura de ressonância no início do estudo. O exame foi realizado novamente depois de um ano.

Os resultados foram melhores para as mulheres que fizeram o treinamento com peso duas vezes por semana. A progressão dos buracos na camada de revestimento do cérebro foi significativamente mais lenta, além do andar ter sido um pouco mais rápido e mais estável. Em comparação, as mulheres que faziam o treino uma vez por semana e as que fizeram apenas treino de equilíbrio e alongamento não tiveram melhora no quadro.

O estudo dá mais um reforço ao conceito de que, para manter o metabolismo funcionando bem, o melhor é aliar exercícios aeróbicos com musculação ao menos duas vezes por semana. Assim, você fortalece músculos e cérebro. E a boa notícia é que não é preciso exagerar no peso: o estudo mostrou que os resultados são positivos mesmo com pesos mais leves.

O estudo foi feito apenas com mulheres, mas os pesquisadores já avaliam repeti-lo em homens. A expectativa é que os benefícios sejam comprovados em ambos os sexos.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Uma boa noite de sono pode te ajudar a perder peso

O melhor exercício para baixar a pressão arterial

Levantar peso ajuda a preservar o cérebro was last modified: março 9th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês