aerobic e musculacao

Musculação e aeróbico no mesmo dia?

É aconselhável praticar musculação e exercício aeróbico no mesmo dia? Essa questão, muito recorrente entre os praticantes de atividades físicas, também, é bastante controversa. Muitos acreditam que o exercício aeróbico, quando praticado em estreita proximidade com a musculação, reduz a capacidade de fortalecimento e crescimento dos músculos. Por outro lado, outros afirmam que a musculação, se realizada no mesmo dia em que o exercício aeróbico, anula os resultados do aeróbico.

Musculação e exercício aeróbico no mesmo dia

Para dar mais embasamento científico ao debate, dois novos estudos, um realizado pela Universidade McMaster, no Canadá, e outro pelo Instituto Karolinska, na Suécia, verificaram se realmente existe mais benefícios fisiológicos quando se é realizado apenas um tipo de exercício no dia.

No estudo Sueco, publicado em março na Medicine & Science in Sports & Exercise, os voluntários, primeiramente, começaram a pedalar em uma bicicleta ergométrica por 45 minutos, usando apenas uma perna, uma ação que forneceu o componente aeróbico do experimento. Seis horas mais tarde, eles realizaram, com as duas pernas, uma série extenuante de exercícios de extensão de perna, assim, cada participante teve uma perna submetida ao exercício combinado (aeróbico+musculação), no mesmo dia, enquanto a outra perna somente realizou o exercício aeróbico. Para avaliar o efeito dos exercícios, os cientistas realizaram biópsias musculares antes e após cada sessão.

Já no estudo realizado no Canadá, publicado no mês passado no The Journal of Applied Physiology, os voluntários realizaram três treinamentos separados. Em um deles, os voluntários andavam de bicicleta ergométrica durante 40 minutos a um ritmo moderado. No outro dia, os mesmos voluntários realizaram oito conjuntos de exercícios de extensão da perna relativamente extenuante. Na sessão final, os voluntários fizeram quatro conjuntos de exercícios de extensões de perna e depois andaram na bicicleta por 20 minutos. Igualmente ao estudo sueco, no estudo canadense os cientistas realizaram biópsia dos  músculos da perna antes e após cada sessão.

Em ambos os estudos, os participantes eram do sexo masculino, sendo que no estudo sueco os voluntários que participaram da pesquisa eram jovens ativos e saudáveis. Já no estudo canadense, os voluntários eram homens sedentários de meia idade.

De acordo com o Professor Stuart Pillips, que supervisionou o estudo canadense, a hipótese inicial era de que existiria uma resposta maior quando os exercícios fossem feitos individualmente a cada dia. O grupo de pesquisa esperava que o treinamento aeróbico fosse afetar significativamente na produção de mitocôndrias (organela celular responsável pela produção de energia) nas células musculares, enquanto que a musculação aumentaria a síntese de proteínas nos músculos, o primeiro passo para o crescimento deles.

Já para o treinamento combinado, os cientistas canadenses tinham a hipótese de que, pelo menos, haveria redução de uma das alterações, onde uma resposta iria predominar e interferir na outra. Porém, isso não aconteceu. Em vez disso, após o treinamento combinado, os músculos dos voluntários mostraram a mesma quantidade de mudanças celulares observadas quando o exercício foi realizado de modo separado, assim não havendo interferência.

Os pesquisadores suecos chegaram a um resultado semelhante. O estudo, mostrou pouca diferença nas respostas genéticas e biomecânicas dentro dos músculos dos voluntários que realizaram exercícios aeróbicos e musculação. Em outras palavras, os cientistas concluiram que o exercício aeróbico pode preceder a musculação no mesmo dia, sem comprometer o desenvolvimento muscular. Mesmo só tendo sido realizado em homens, os pesquisadores acreditam que os resultados seriam semelhantes nas mulheres.

Agora que você já sabe que é possível praticar os dois tipos de exercícios no mesmo dia, monte um regime de treino que seja o mais conveniente para você. Um bom início de semana a todos!

Leia também na ProcuraMed:

* Massagem reduz dor e inflamação muscular

Precisa encontrar um(a) Médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com

Foto: Thinkstock

Esta postagem também está disponível em: Inglês