Mais Saúde

Correr em ritmo moderado aumenta expectativa de vida em até 6 anos

Gostaria de viver mais? Comece a correr! De acordo com o estudo Copenhagen City Heart, apresentado ontem no Congresso EuroPRevent2012, realizado na cidade de Dublin, na Irlanda, correr regularmente aumenta a expectativa de vida em 6,2 anos nos homens e 5,6 anos nas mulheres.

O estudo, coordenado pelo Dr. Peter Schnohr, ainda, traz a boa notícia de que não é necessário fazer muito para colher os benefícios. Os resultados mostraram que entre 1 hora e 2 horas e meia de corrida por semana em um ritmo “lento ou médio” oferece os melhores benefícios para a longevidade. O estudo avaliou cerca de 20.000 homens e mulheres com idade entre 20 a 93 anos.

O interesse sobre os benefícios da corrida começou nos anos 70, depois que alguns homens de meia idade morreram enquanto praticavam corrida, explicou o Dr. Schnohr. Neste sentido, no estudo, que começou em 1976, todos os participantes foram convidados a responder perguntas sobre a quantidade de tempo que passavam correndo a cada semana, e em que ritmo (lento, médio e rápido), o faziam. A coleta dos dados ocorreu em quatro oportunidades, a primeira 1976 a 1978, a segunda de 1981 a 1983, a terceira de 1991 a 1994, e a quarta de 2001-2003.

Os resultados mostraram que o risco de morte para os corredores foi reduzido em 44% em ambos os sexos. Além disso, uma análise adicional que comparou a quantidade de exercício realizada pelos corredores em relação à mortalidade, mostrou que entre uma hora e duas horas e meia por semana, realizadas ao longo de duas a três sessões, oferece os melhores benefícios, especialmente quando realizado em um ritmo lento ou médio. “A relação parece muito com o consumo de álcool. A mortalidade é menor em pessoas que relataram fazer corrida de modo moderado, do que em não-corredores ou aqueles que realizam os níveis extremos de exercício”, disse Schnohr. O ritmo ideal de corrida é aquele em que você se sente um pouco sem fôlego, mas não muito.

De acordo com os resultados de nossa pesquisa podemos responder definitivamente a questão se correr é bom ou não para a sua saúde, avalia Schnohr. O pesquisador explica que a corrida proporciona múltiplos benefícios à saúde, pois melhora a absorção de oxigênio, aumenta a sensibilidade à insulina, melhora o perfil lipídico (elevação de HDL e redução de triglicerídeos), reduz a pressão arterial, reduz a agregação plaquetária, aumenta a atividade fibrinolítica, melhora a função cardíaca, a densidade óssea, a função imunológica, reduz marcadores de inflamação, previne a obesidade, e melhora a função psicológica.

Um bom final de semana a todos!

Leia também no Blog Mais Saúde da ProcuraMed:

* Pedalar rápido aumenta mais a expectativa de vida

Precisa encontrar um(a) Médico(a)? É rápido e simples! É só entrar em nosso site: www.procuramed.com

Foto: RBS

Correr em ritmo moderado aumenta expectativa de vida em até 6 anos was last modified: maio 4th, 2012 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês