Mais Saúde

Como o chocolate escuro pode auxiliar nos exercícios

O chocolate escuro (com pelo menos 65% de cacau) é apontado em vários estudos como um aliado para os vasos sanguíneos, o cérebro e o coração. Mas você sabia que ele pode ser um aliado também na hora dos exercícios físicos? Estudo recente publicado pela Sociedade Internacional de Medicina Esportiva sugere que a ingestão diária de chocolate escuro pode potencializar nosso desempenho em atividades aeróbicas.

A conclusão veio depois que pesquisadores da Universidade de Kingston (Inglaterra) realizaram testes com nove ciclistas. Todos tiveram o desempenho medido por 30 minutos de ciclismo moderado, seguido por 2 minutos de atividade extremamente rápida.Todos os voluntários foram repetidamente testados depois de duas condições.

Na primeira condição, eles comeram 40 gramas de chocolate amargo por dia durante duas semanas. Na segunda, comeram 40 gramas de chocolate branco por dia durante duas semanas. O chocolate branco não contém níveis significativos de antioxidantes, que estão presentes em chocolate preto. Assim, o estudo buscou verificar se o chocolate escuro daria um aumento de desempenho em comparação com o chocolate branco.

Nas duas semanas de ingestão de chocolate escuro, houve uma melhoria de 10% a 15% no desempenho médio dos voluntários. Eles foram capazes, por exemplo, de ter rendimento 13% maior nos dois minutos de treino intenso, com melhor eficiência do exercício, e menor consumo de oxigênio durante o período de teste em velocidade moderada.

Ação antioxidante

O chocolate escuro contém altos níveis do antioxidante epicatequina, que é um dos componentes que lhe deixa com o sabor amargo. O chocolate branco, que é muito mais processado, perde o conteúdo de epicatequina e outros antioxidantes durante a fabricação. O chocolate ao leite, em comparação, ainda conserva algum conteúdo pequeno de epicatequina no final do processo de fabricação, mas bem menos que o chocolate escuro.

A epicatequina é conhecida para dilatar os vasos sanguíneos. Isso acontece porque ela provoca a libertação de ácido nítrico no forro das nossas artérias e veias – o que melhora o funcionamento do coração, baixa a pressão arterial e incentiva nossas células musculares a absorver mais glicose no sangue.

Apenas o chocolate escuro é saudável

Os resultados com ciclistas não foram enormes, mas mostram que a adição de pequenos pedaços de chocolate escuro à dieta diária pode dar um impulso nos exercícios aeróbicos. Mas é preciso lembrar que esse efeito só é conseguido com chocolate com 65% ou mais de cacau em sua composição.

Adicionar chocolate branco ou ao leite vai apenas somar calorias desnecessárias à sua dieta. Então, se você busca benefícios para a saúde, é melhor se adaptar ao gosto amargo característico dos antioxidantes do cacau. E, assim como acontece com qualquer bom hábito, não é necessário muito tempo para perceber que vale a pena.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Os benefícios do chocolate escuro para as artérias

Dieta rica em potássio ajuda a evitar pressão alta

Como o chocolate escuro pode auxiliar nos exercícios was last modified: março 30th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês