Mais Saúde

Como o ajuste do horário da caminhada pode ajudar na prevenção de diabetes

Todo mundo sabe que caminhar traz inúmeros benefícios à saúde. Mas você sabia que é possível aliar o horário da sua caminhada à redução dos níveis de açúcar no sangue? Pesquisa recente, publicada em Diabetes Care, mostrou que dividir um tempo longo de caminhada em três períodos curtos após cada refeição pode potencializar, e muito, os resultados do exercício.

O estudo contou com a participação de 10 pessoas com mais de 60 anos, identificadas como pré-diabéticas (com índice glicêmico de 105 a 125 mg/dL em jejum). Elas foram isoladas e tiveram o metabolismo e os níveis de glicemia monitorados constantemente, em três períodos distintos de 48 horas. Nestes períodos, participaram respectivamente de três programas distintos de exercícios. O primeiro programa consistia em 45 minutos de caminhada em esteira, às 10h30, com intensidade de leve a moderada. O segundo programa foi feito às 16h30, com o mesmo tempo de duração e a mesma intensidade. Já no terceiro programa, o tempo foi dividido em três etapas de 15 minutos, realizadas logo após as refeições.

Os melhores índices metabólicos e de redução de açúcar foram registrados com pequenas caminhadas após as refeições. Isso acontece porque, quando caminhamos de 15 a 30 minutos depois de comer, as contrações musculares estimulam o açúcar no sangue – usado como combustível para os músculos.

A caminhada também libera insulina, outro grande benefício que, somado à absorção do açúcar pelos músculos, torna-se um aliado importante – em especial para idosos, que acabam tendo ambas as capacidades reduzidas com o passar dos anos.

Então, se você apresenta indícios de diabetes, esqueça aquela sonequinha após as refeições. Ela mantém os índices de açúcar altos que, aos poucos, prejudicam rins, olhos e até o cérebro. Caminhe por pelo menos 15 minutos após as refeições, ajude a controlar sua glicemia e garanta mais qualidade de vida.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Arroz branco aumenta o risco de diabetes tipo 2

Saiba quais alimentos diminuem e quais favorecem inflamações

Como o ajuste do horário da caminhada pode ajudar na prevenção de diabetes was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês