Mais Saúde

Como evitar dor na região lombar

A dor lombar é um dos problemas mais comuns que afeta adultos – estima-se que ao menos 80% de todas as pessoas irão sofrer com ela em algum episódio ao longo da vida. Sabendo disso, um estudo recente, realizado por pesquisadores do Brasil e da Austrália, explica algumas das terapias que mais funcionam nesses casos.

O estudo envolveu vários pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Austrália e foi publicado na edição de 11 de janeiro do Journal of the American Medical Association. Foram revisados mais de 6 mil estudos anteriores sobre tratamento para dor lombar e selecionados apenas os mais completos, que somavam mais de 30 mil pacientes. O principal objetivo era descobrir como prevenir a incidência de dor na região lombar.

Foram comparadas diferentes terapias possíveis, desde conscientização sobre como proteger a parte inferior das costas, assim como programas de exercícios, educação/informação e exercícios, uso de sapatos ortopédicos ou de cinturão nas costas.

De todos, o que gerou melhores resultados foi a prática de exercícios combinados com educação sobre a região lombar. Essa estratégia reduziu 45% as chances dos participantes do programa terem uma crise no período de um ano. Entre os pacientes que fizeram exercícios sozinhos, a redução foi de 35%.

Curiosamente, o tipo de exercício não parece importar. A maioria dos pacientes realizava duas ou três sessões supervisionadas de exercício por semana. Alguns dos participantes faziam atividades focadas nas costas e núcleo (abdominal e região pélvica), enquanto outros praticavam exercícios mais gerais, incluindo aeróbica com treino de equilíbrio e força. Todos se mostraram eficazes para o estudo quando combinados com educação e formação.

Causas de dor lombar

Quanto menos exercício você fizer, menos rígida ficará a região lombar. Se você é sedentário e passa muito tempo sentado no sofá, por exemplo, os músculos da região do núcleo ficam enfraquecidos – abdominais, costas e quadril. Com músculos mais fracos, você será mais propenso a ter crises de dor. Quando elas se tornam constantes, há o risco de se entrar em um “ciclo de declínio”, onde as dores só tendem a piorar.

Uma solução

A solução é exercitar os músculos das costas e do núcleo. Com músculos mais fortes, a coluna deixa de ser forçada e os ossos e os ligamentos ficam melhor apoiados.

Então, se você sofre com dores lombares, converse com um instrutor experiente na academia, com um fisioterapeuta ou um médico especialista em problemas nas costas. Eles podem lhe passar um programa seguro e eficaz para fortalecimento dos músculos daquela região.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

O que é a escoliose adulta?

Massagens e as Dores Lombares

Como evitar dor na região lombar was last modified: março 9th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês