Mais Saúde

Como aumentar seu rendimento em treinos de alta intensidade

Você que acompanha nosso blog já leu sobre os benefícios do treinamento intervalado de alta intensidade, mais conhecidos como HIIT (do inglês, High Intensity Interval Training). Apesar do HIIT possuir inúmeras vantagens, em especial nos resultados alcançados, é justamente a intensidade mais intensa e exigente que pode levar algumas pessoas a desistir dos treinos. Mas uma pesquisa recente mostra que é possível alcançar melhores resultados apenas ouvindo músicas que você gosta durante o exercício.

Os exercícios intervalados de alta intensidade levam a maiores perdas de gordura e são aliados do sistema cardiovascular e do controle da pressão arterial. Além dos benefícios fisiológicos, o HIIT exige menos tempo de exercício que um treino aeróbico tradicional. O grande desafio para os iniciantes é se adaptar à intensidade, e foi com os iniciantes que a Universidade de McMaster, em Ontário, no Canadá, realizou a pesquisa envolvendo HIIT e música.

Participaram do estudo 20 jovens adultos, que tiveram como rotina de HIIT 30 segundos de ciclismo extenuante, seguidos por quatro minutos de descanso. Os testes foram feitos em momentos distintos, com os voluntários ouvindo música e sem música alguma. Em uma escala de 0 a 10, em que 10 correspondia ao insuportável, todos os voluntários colocaram os exercícios HIIT a partir do nível 8 – e a avaliação foi a mesma para as sequências com e sem música.

Os resultados de desempenho, porém, foram distintos nos dois momentos. Quando os exercícios foram feitos com música, a energia produzida foi significativamente maior que a gerada durante os exercícios sem música. Ou seja, com música, os voluntários foram capazes de pedalar de forma muito mais agressiva, levando a resultados superiores.

O treinamento intervalado de alta intensidade possui inúmeros benefícios, mas também algumas restrições. Ele só deve ser feito por pessoas que se encontram bem de saúde, já que exige bastante resistência e esforço físico. Na dúvida, pergunte ao seu médico. E se não houver nenhuma restrição, lembre-se de caprichar na playlist.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Séries curtas e intensas são nova tendência em exercícios aeróbicos

Oito dicas para a saúde dos ossos – Parte 1

Como aumentar seu rendimento em treinos de alta intensidade was last modified: outubro 31st, 2014 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês