inquieto saúde

Como a movimentação pode ajudar sua saúde

Temos falado bastante aqui no blog sobre os prejuízos à saúde de se manter sentado por longos períodos. Sempre indicamos uma pausa para levantar e, se possível, se movimentar a cada 30 minutos. Mas e quem tem condições de trabalho que não permitem essas pausas?

Uma solução simples foi descrita no último dia 23, na edição do The American Journal of Preventative Medicine: estimular a inquietação na cadeira.

Os pesquisadores britânicos examinaram os registros médicos de mais de 12 mil mulheres que participaram do The UK Women’s Cohort Study no período de 1999 a 2012. Esta pesquisa analisou dieta, exercício e hábitos como o tabagismo, a duração do tempo sentado e até mesmo nível de movimentação. Tudo foi gravado.

As voluntárias foram classificadas em níveis baixo, médio ou muito inquieto com relação ao grau de movimentação enquanto estavam sentadas. No final do estudo, os pesquisadores analisaram quantas mulheres morreram durante os 12 anos e compararam com essa escala.

Eles descobriram que as mulheres que ficavam sentadas por mais de sete horas por dia e não se movimentavam muito nas cadeiras tiveram risco 43% maior de morrer durante o estudo em comparação às mulheres com nível de inquietação de moderado a alto. Ao mesmo tempo, mulheres que também permaneciam sentadas por mais de sete horas por dia, mas que tinham níveis moderados ou altos de inquietação, não apresentaram aumento no risco de morte precoce. Ou seja, quanto mais se movimentavam, menos o risco de morte.

O estudo não prova cientificamente os benefícios da inquietação, mas é bastante sugestivo, em especial para pessoas que costumam se mexer mais que as outras enquanto estão sentadas. Então, se você acredita nos benefícios desse estudo, você pode se manter em movimento movendo os pés, tirando-os do chão ou mexendo os quadris de tempos em tempos. No mínimo, você irá queimar algumas calorias.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Sentar por muito tempo pode anular os benefícios do exercício

Sentar por longos períodos pode aumentar as chances de câncer de cólon

Esta postagem também está disponível em: Inglês