Mais Saúde

Barriguinha masculina pode trazer problema urinário e de ereção

Quando vemos um homem com a barriga avantajada e a cintura larga, logo imaginamos que ele não se exercita muito e/ou come demais. Mas, um relatório publicado neste mês de agosto no British Journal of Urology International, nos instiga a pensar também em seu desempenho sexual e em quantas vezes ele deve se levantar à noite para urinar.

Este artigo é um alerta para os homens que descuidaram do peso e deixaram a barriga crescer demais. Os resultados da pesquisa que vamos apresentar podem lhe dar mais um motivo para, finalmente, tomar alguma atitude e reduzir o estômago (e não estamos falando em lipoaspiração!).

Os pesquisadores do New York-Presbyterian Hospital / Weill Cornell Medical Center realizaram um estudo muito simples para o jornal britânico: mediram a cintura dos homens e compararam o tamanho dela com o desempenho sexual e a função urinária.

Foram avaliados 409 homens, com idades entre 40 a 91 anos, que passaram pelo centro médico do Instituto de Saúde da Bexiga e da Próstata. Os cientistas encontraram uma forte correlação entre o aumento da cintura e as disfunções sexuais e urinárias. Apesar do recorte feito pela idade dos pacientes, observe que é muito provável que os resultados se apliquem a homens de qualquer idade.

Os pacientes foram divididos em três grupos e de acordo o tamanho da cintura: grande (> 101 centímetros), média (91-101 centímetros) e pequena (<91 centímetros). Entre os homens de cintura grande, 44% deles acordavam para urinar pelo menos duas vezes por noite. No grupo de cintura média, esse número caiu para 29% e aqueles de cintura fina, 15%.

As dificuldades para conseguir uma ereção apareceram em 75% daqueles classificados com cintura grande. Metade, isto é, 50% dos homens com cintura média relataram disfunção erétil e, no grupo de cintura pequena, apenas 32% dos avaliados.

As causas para os problemas sexuais crescentes relacionados ao tamanho da cintura são, provavelmente, as alterações hormonais decorrentes do acúmulo da gordura abdominal, bem como da redução do fluxo sanguíneo para a região pélvica. Logo, quanto maior a barriga menor o volume de sangue circulando para o púbis.

Mais importante ainda talvez seja a descoberta de que os homens que reduziram a cintura em apenas seis centímetros notaram uma melhora significativa das funções sexual e urinária.

Vamos continuar a postar aqui, no blog Mais Saúde, dicas práticas sobre como perder peso e reduzir a cintura. Você também pode dar uma olhada nas postagens mais antigas relacionadas ao tema, incluindo uma sobre como o chocolate pode ajudar.

Leia também na ProcuraMed:

Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer

Perca a barriga…faça exercício aeróbico

Nove dicas para melhorar um estilo de vida sedentário

Uma nova e mais eficiente maneira de perder peso

 

 

Barriguinha masculina pode trazer problema urinário e de ereção was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês