Mais Saúde

A testosterona aumenta em homens que emagrecem

Semana passada em Houston, Texas alguns dos maiores endocrinologistas do mundo se reuniram para a ENDO 2012, e uma das apresentações de trabalhos mais interessantes (mas ainda não publicada) discute a importante relação entre o nível de hormônio masculino e o peso.

O nível de testosterona masculino é mais alto no final da adolescência e no principio da vida adulta (20 anos). Após a idade dos 30, o nível sanguíneo diminui numa média de 1% por ano. Esta perda gradual no nível de testosterona (T) é bastante variada, mas não é incomum homens durante os 50 e 60 anos de idade apresentarem sintomas relacionados ao baixo nível de testosterona, tais como: diminuição do interesse sexual, diminuição da freqüência de ereções, insônia, aumento de gordura no corpo, e diminuição da massa muscular, cansaço, até mesmo depressão e calor no corpo.

As mulheres passam pela menopausa, portanto, elas possuem um controle maior sobre seus níveis hormonais, e muitos homens de meia idade que apresentam estes sintomas, geralmente os relacionam com fatores normais de envelhecimento, quando na realidade, eles podem estar sendo causados pelo baixo nível de testosterona, quadro este que, com tratamento, pode ser revertido.

Os suplementos com T para os homens de meia idade são comuns nos EUA, mas ainda controversos (em breve publicação sobre o assunto), e muito caros. Nos EUA um suplemento de um mês de gel de T pode custar centenas de dólares. Porém, geralmente a terapia é muito eficaz, e após o tratamento, muitos homens se sentem fisicamente e mentalmente muito mais fortes.

Existem algumas poucas maneiras comprovadas de aumentar o nível de testosterona de forma sustentável sem medicação, a apresentação feita pelo Andrew Dwyer, M.D. do Massachusetts General Hospital na Universidade de Harvard nos dá uma dica: homens acima do peso com baixo índice de testosterona, com a perda de peso, poderão retornar novamente aos seus níveis normais de testosterona.

O estudo desenvolvido por Andrew mostra que após um ano de dieta de baixo teor calórico combinado com 150 minutos de atividade física semanal, os homens que conseguiram perder 7.7 kg, e mostraram um aumento de 15% nos seus níveis de testosterona. Este aumento é significante, especialmente porque o normal seria a diminuição dos níveis de testosterona após um ano. Metade dos homens que perderam peso, conseguiram passar de baixo índice de testosterona para um índice normal.

Isto permite aos homens sedentários e fora de forma e suas parceiras – que também acabam sendo prejudicadas pelos efeitos do baixo índice de testosterona – uma outra grande razão pela qual devam perder peso. Além de melhorar o nível de testosterona, os homens que obtém sucesso com a perda do peso, poderão também ter outras vantagens, tais como: um menor risco de diabetes, doenças cardíacas, e infartos.

Caso você esteja procurando um médico, ou um endocrinologista, e não dispõe de informações, você poderá encontrá-las de uma forma rápida, segura e sem custos, através de nosso site principal: www.procuramed.com.

 

 

 

 

A testosterona aumenta em homens que emagrecem was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês