Mais Saúde

Alongamento: antes ou depois exercício?

A maioria das pessoas aprende que, antes de fazer qualquer atividade física, é preciso fazer alongamento. Mas esta prática tem sido bastante controversa e causado muita discussão entre fisiologistas.

Recentemente, artigo assinado por quatro pesquisadores de exercícios apontou que o alongamento pré-exercício pode ser útil, mas não em todas as atividades. Publicado em Applied Physiology, Nutrition and Metabolism, o artigo foi assinado por profissionais do Reino Unido, da Austrália, dos EUA e do Canadá, e incluiu a revisão de 200 estudos sobre o impacto do alongamento antes do exercício principal.

A conclusão foi que, quando o alongamento é segurado por um longo período (de mais de um minuto), a tendência é que cause mais mal do que bem. E o resultado é ainda pior se for seguido por alguma atividade mais intensa sem aquecer músculos e articulações previamente.

O impacto se mostrou um pouco menor entre pessoas que faziam alongamentos com menos de 30 segundos em cada posição e que faziam algum aquecimento antes da atividade principal. Para este aquecimento, podem ser considerados uma corrida leve ou alguns minutos na máquina elíptica. Esses dois hábitos deixaram as pessoas significativamente menos propensas a rasgar ou estirar um músculo durante a atividade principal.

Alongamento Dinâmico

A melhor opção, segundo os pesquisadores especialistas, é o chamado “alongamento dinâmico”, que envolve atividades de alongamento e movimentos de aquecimento. Essa combinação aumenta a amplitude de movimento de músculos e articulações que serão utilizadas no esporte ou na atividade principal realizada na sequência.

Como exemplo de alongamento dinâmico, se a atividade principal for corrida, é possível fazer movimentos repetidos de elevar o joelho até o peito. Para futebol, podem ser feitos alguns chutes altos. Antes do levantamento de peso, alongar-se dinamicamente pode incluir alguns apoios. Em geral, a maioria das atividades também aceitam como aquecimento dinâmico uma combinação de alongamentos breves com algum exercício aeróbico, como esteira, bicicleta ou máquina elíptica.

“Corredores e ciclistas não têm muito risco de tensões musculares agudas”, lembra um dos especialistas do estudo, Dr. Malachy McHugh. Antes dessas atividades, o aquecimento é muito mais importante que o alongamento.

O alongamento só se mostra indispensável antes de atividades que envolvam saltos, corridas de velocidade e outras atividades que tenham potencial de rasgar os músculos.

Antes de eliminar de vez o alongamento pré-treino, converse com um profissional e veja o que ele recomenda. E lembre-se: alongar-se é sempre importante depois de todas as atividades físicas.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Levantar peso ajuda a preservar o cérebro

A corrida realmente leva à artrite do joelho?

Alongamento: antes ou depois exercício? was last modified: março 9th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês