dicas de saúde 2

Dicas de saúde para 2015 – Parte 2

dicas de saúde 2

Em nosso último post, listamos as seis primeiras de 12 dicas de saúde para se ter em mente no ano que inicia. Elas foram sobre saúde dos homens e das mulheres. Hoje você confere outras seis dicas, sobre exercícios, dieta e alimentação (confira o artigo original clicando nos links em azul).

 Exercício

  1. Exercício e rejuvenescimento da pele

Conforme envelhecemos, a camada mais profunda de nossa pele se torna mais fraca e começa a dar lugar às rugas. Estudo publicado em 2014 comparou biópsias de pele de pessoas que se exercitavam regularmente e de pessoas sedentárias. A descoberta foi que pessoas mais velhas e que se exercitavam regularmente tinham espessura da pele muito parecida com a de pessoas de 20 e 30 anos.

  1. Vantagens das sessões curtas e intensas de exercícios

Em 2014, também tivemos uma boa notícia para aqueles que não têm muito tempo para exercícios aeróbicos. Estudos mostraram que pessoas praticantes de High Intensity Interval Training (HIIT – exercícios intervalados de alta intensidade) apresentaram melhores resultados físicos que pessoas que realizam treinos tradicionais mais longos. Os resultados foram no desempenho cardiovascular e nos níveis de açúcar no sangue. Apenas 12 minutos de HIIT podem ser mais saudáveis do que um treino tradicional de 45 minutos.

  1. Ficar sentado por muito tempo neutraliza benefícios do exercício

De nada adianta fazer uma hora diária de exercícios aeróbicos se você passa a maior parte do dia sentado. Estudo mostra que, quando permanecemos sentados de 30 a 60 minutos, nosso corpo entende que não precisa de calorias para se mover ou se exercitar. O resultado é que nosso corpo converte essas calorias em gordura, para armazenamento de longo prazo. Uma dica para evitar que isso aconteça é levantar a cada 30 minutos que você permanece sentado.

Dieta e alimentação

  1. Fome emocional

Você sabe diferenciar fome física de fome emocional? A fome emocional é aquela em que se come devido a uma necessidade psicológica e que pode ser uma vilã para a dieta. Listamos neste post algumas maneiras de reduzir este hábito.

  1. Dieta livre de glúten 

O vilão do momento é o glúten. Mesmo sem necessidade, muitas pessoas deixam de ingerir alimentos que contenham glúten e que, em geral, são mais caros e de difícil acesso. Neste post falamos sobre doença celíaca e sensibilidade ao glúten, e sobre como identificar e lidar com essas limitações.

  1. Açúcar X Sal

O sal sempre foi considerado o elemento que mais contribui para a pressão arterial elevada. No entanto, dados publicados em 2014 sugerem que o açúcar que adicionamos à nossa dieta diária é ainda mais prejudicial para nossa pressão. A pesquisa analisou uma série de estudos científicos recentes e mostra que o açúcar pode colocar em risco um estilo de vida saudável.

 Enquete

Todos os temas tratados em nosso blog estão disponíveis para pesquisa. Para procurá-los, basta digitar o assunto de interesse na caixa de pesquisa:, que você encontra no topo da coluna da direita.

E é sobre seus temas de interesse a nossa nova enquete. Queremos saber quais são os assuntos que mais chamam sua atenção em nosso blog. Dieta e alimentação; Exercício e fitness; Prevenção de doenças; Novas terapias; Pesquisas internacionais; Como viver muito e bem; ou Entrevistas em vídeo com médicos. Você pode escolher mais de uma opção. Participe e ajude-nos a escolher futuros temas.

Ainda sobre enquete, aproveitamos este post para divulgar o resultado da última que fizemos. Perguntamos o que nossos leitores pensam sobre remédios caseiros para gripes e resfriados em comparação aos medicamentos tradicionais. Os resultados foram:

47% disseram que recorrem aos remédios convencionais, mas não dispensam uma solução caseira adicional, como um chá quente e uma sopa de frango.

20% afirmaram que usam apenas remédios convencionais, comprados em farmácia.

19% concordam que, para casos como gripes e resfriados, os remédios caseiros são suficientes.

14% compartilharam suas próprias receitas caseiras contra gripes e resfriados. Entre as citadas estão: descanso e boa alimentação; antigripal tomado com suco de laranja; suco de limão; e chá de capim santo com alho.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Esta postagem também está disponível em: Inglês