acupunture

Um grande estudo mostra o valor da acupuntura

A acupuntura é amplamente aceita pela medicina oriental como uma forma legítima de terapia da dor e, até mesmo, como um método de anestesia geral para cirurgias de grande porte. Ela tem sido usada há mais de 3.000 anos na China e está sendo lentamente aceita por cada vez mais e mais médicos ocidentais.

Ainda assim, muitos profissionais da medicina acreditam que qualquer benefício da acupuntura é apenas um efeito placebo (o paciente se sente melhor porque passou por um tipo de intervenção). Agora, um estudo realizado por médicos do Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, um dos melhores hospitais de câncer do mundo, mostra que a acupuntura tem mais do que um efeito placebo.

acupunture

Os pesquisadores examinaram cuidadosamente os registros de 17.922 pacientes que participaram de 37 estudos anteriores para chegar à sua conclusão geral. A metodologia foi tão criteriosa que o estudo do Memorial Sloan-Kettering está sendo aclamado como o maior e o mais definitivo que a acupuntura já teve.

Eles estudaram a aplicação da acupuntura para alívio da dor em quatro condições comuns: dores nas costas e no pescoço, osteoartrite, dor de cabeça crônica e dor no ombro. Alguns dos 17.922 pacientes receberam a acupuntura “real”, feita por acupunturistas treinados. Outros receberam a acupuntura “sham” (falsa), o que significa que tiveram agulhas inseridas em áreas não correspondentes aos pontos reais de acupuntura e em profundidade incorreta. Outra parte dos pacientes não recebeu nenhum tratamento com agulhas.

Os resultados mostraram que 50% das pessoas que receberam o tratamento com a acupuntura “real” tiveram, pelo menos, redução de 50% nos níveis de dor – um resultado bastante significativo. Entre as que receberam a acupuntura “sham”, 43% tiveram a dor aliviada e cerca de 30% daquelas que não passaram por nenhum tratamento melhoraram com o tempo.

A acupuntura tradicional requer a inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, que os praticantes tradicionais acreditam reequilibrar a energia (chamada de “chi” ou “qi”) que flui pelo nosso organismo. Pontos específicos são escolhidos para estimular nervos, músculos e tecidos conjuntivos, aumentando a liberação de endorfina – atividade natural do corpo que combate a dor.

É claro que você pode usar medicações para a dor crônica, mas os medicamentos têm efeitos colaterais e riscos, incluindo, por vezes, o vício.

Enquanto muito sobre a acupuntura ainda é um mistério, e este estudo mostra que, se você ou algum conhecido seu está sofrendo de dor crônica, vale a pena considerar esta abordagem. É praticamente indolor e de baixo risco quando realizada por um acupunturista licenciado.

Se você quiser encontrar um médico acupunturista com um registro ativo no CRM, ou outro especialista, você pode fazê-lo através do nosso site principal: www.procuramed.com

Leia um resumo desta pesquisa em: Archives of Internal Medicine, 10 de setembro de 2012.

 

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês

Category : Doenças