cirurgia

Um esforço para diminuir práticas médicas desnecessárias, parte 2

Em nosso último post, apresentamos cinco das 90 recomendações feitas pela Academia Americana da Fundação de Medicina Interna sobre práticas médicas comuns e procedimentos realizados desnecessariamente. Em alguns casos, segundo o órgão, poderiam ser prejudiciais ao bom atendimento do paciente.

cirurgia

Hoje, encerramos este assunto, listando mais cinco recomendações daquela extensa lista, em uma linguagem acessível a leigos no assunto. Você pode ler a listagem completa neste link.

6)   Os antibióticos não devem ser utilizados para doenças respiratórias virais (sinusite, faringite e bronquite).

Embora os índices gerais de prescrição de antibióticos tenham caído, ainda permanecem assustadoramente altos. O uso de medicamentos desnecessários para doenças respiratórias virais podem acarretar em perda de funcionalidade do antibiótico, o que contribui para com o aumento de custos do sistema de saúde e com os riscos de efeitos colaterais.

7)   Utilizar métodos para reduzir a exposição à radiação em raios-X cardíacos, sempre que possível, incluindo não realizar os testes quando os benefícios são limitados.

O passo “chave” para reduzir ou eliminar a exposição à radiação é a seleção apropriada de qualquer teste ou procedimento para uma pessoa específica. Os médicos devem incorporar novas metodologias de imagem cardíaca para reduzir a exposição do paciente à radiação, mantendo resultados de alta qualidade.

8)   Não prescrever testosterona para homens com disfunção erétil e níveis normais do hormônio

Ainda que o tratamento com testosterona seja recomendado para aumentar o apetite sexual, parece não haver qualquer influência significativa sobre a função erétil masculina, isto é, pelo menos, não em homens com níveis normais desse hormônio.

9)   Não receitar antibióticos para conjuntivite viral

Os antibióticos são úteis para pacientes com conjuntivite causada por bactérias. No entanto, o medicamento não é útil para a conjuntivite provocada por vírus. Fazer uso excessivo de antibióticos pode estimular o aparecimento de bactérias que não respondem aos tratamentos prontamente disponíveis.

10)   Não utilize PET ou tomografia computadorizada para rastrear câncer em indivíduos saudáveis

A probabilidade de encontrar câncer em adultos saudáveis ​​é extremamente baixa (em torno de 1%), com base em estudos com PET (tomografia por emissão de pósitrons) e TC (tomografia computadorizada) para a seleção. Executar tais procedimentos sem uma razão clara leva a achados inofensivos, que exigem mais exames, biópsias ou cirurgia desnecessária.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

*Um esforço para diminuir práticas médicas desnecessárias (parte 1)

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês