diminuir a idade biológica

Tendências e dicas para diminuir a idade biológica

Temos a sorte de viver nos tempos atuais. No século passado, devido a melhorias médicas, a média de vida humana global aumentou de 48 anos em 1955 para 65 anos em 1995. A Organização Mundial de Saúde prevê que esse número chegará a 72 anos até 2025.

Mas esse aumento no tempo de vida aumenta também o tempo que a maioria das pessoas vive com doenças crônicas? Ou há mais pessoas vivendo na velhice sem muitas doenças crônicas?

Pesquisa recém-publicada na revista Demography por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) sugere uma tendência encorajadora: estamos vivendo mais ao mesmo tempo em que retardamos doenças graves até quase o fim de nossas vidas.

A conclusão foi a partir de testes que mediram o envelhecimento biológico das pessoas. Os pesquisadores descobriram que, enquanto todos nós mudamos na mesma proporção em idade cronológica, o envelhecimento biológico tem diminuído ao longo das últimas décadas.

Envelhecimento e a idade biológico

Para medir o envelhecimento biológico, os cientistas da USC examinaram uma série de “marcadores” de sangue e testes físicos que medem o metabolismo, a inflamação e a função dos órgãos. Esses testes incluem hemoglobina, níveis de proteína no sangue, testes de função hepática e renal, pressão arterial, testes respiratórios e marcadores inflamatórios, como a proteína C-reativa.

Eles descobriram que os homens, particularmente os mais velhos, mostraram a maior lentidão do envelhecimento biológico. Isso pode ser devido ao fato de que os homens tinham padrões mais destrutivos no passado e que os abandonaram no presente – como o hábito de fumar, por exemplo.

Como amenizar o envelhecimento biológico

Mas além de deixar de fumar, há muitas outras maneiras de retardar nosso envelhecimento biológico. Muitas já foram debatidas aqui no blog. E hoje apresentamos um resumo de algumas das principais formas de retardar o envelhecimento biológico:

– Treinamento de resistência (levantamento de peso)

– Exercício aeróbico diário

– Dieta mediterrânea ou a mais próxima dela (com mais peixe, nozes e azeite)

– Um copo de vinho tinto diariamente

– Sete a oito horas de sono de qualidade

Atividade sexual regular

Movimente-se mais (comportamento menos sedentário)

Siga nossas postagens, pois a cada semana trabalhamos para oferecer a você os melhores e mais atualizados conselhos, não só para ajudá-lo a viver mais, mas também para viver mais tempo sem doenças e incapacidades. Nós queremos que você entre em seus 90 anos – e dançando.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Estudos apontam que exercícios revertem o envelhecimento da pele

Se você se preocupa com perda de memória ao envelhecer, leia isso

Esta postagem também está disponível em: Inglês