Mais Saúde

Saiba como reduzir o risco de câncer de próstata em até 47%

Neste mês, temos falado muito sobre como as mulheres podem diminuir o risco de câncer de mama. Hoje, porém, vamos conversar sobre os homens, abordando dois grandes estudos recentemente publicados.Essas pesquisas mostram que se os homens seguirem, pelo menos, cinco das seis recomendações apresentadas em relação à dieta e ao estilo de vida, reduzirão significativamente o risco de câncer de próstata.

Exceto o câncer de pele, o tumor na próstata é o tipo mais frequente entre o sexo masculino. Um em cada seis homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo de sua vida.

O primeiro estudo, apresentado no Congresso Europeu de Câncer, em setembro, envolveu cerca de 46 mil homens, acompanhados pelos cientistas durante 25 anos de pesquisa. Os resultados mostraram um risco 39% menor de câncer de próstata entre aqueles que seguiram ao menos cinco do total de cuidados (que listamos abaixo) sugeridos. Um estudo semelhante, embora um pouco menor, acompanhou 21 mil homens e revelou uma impressionante redução do risco do câncer de 47%.

Abaixo listamos as seis recomendações feitas aos sujeitos participantes das pesquisas, além de outros cuidados, que certamente ajudarão os homens a se cuidarem melhor.

1) Não fume.

2) Reduza a ingestão de carnes vermelhas processadas, como frios, salsichas e bacon.

3) Coma mais tomates, especialmente cozidos, ou o molho. Ao serem cozidos, os tomates liberam maior quantidade do antioxidante licopeno, o qual, acredita-se, seja a principal substância de prevenção a esse câncer.

4) Coma mais peixes gordurosos. O salmão é a melhor escolha. Tente encontrar peixes de fontes de água não contaminadas, se puder.

5) Exercite-se regularmente.

6) Mantenha o seu peso equilibrado, isto é, mantenha o Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30. Células de gordura em excesso no nosso organismo podem disparar processos inflamatórios, que podem provocar o câncer.

Outros fatores já estudados como sendo benéficos na prevenção ao tumor da próstata, mas que não fizeram parte desses dois estudos, são:

7) Tenha orgasmos regulares. Homens que têm mais de 21 orgasmos por mês mostraram ter um risco 30% menor de câncer de próstata do que os homens com sete ou menos por mês. Parece que a “limpeza” regular da próstata é benéfica.

8) Beba várias xícaras de café por dia. O café, que contém muitos antioxidantes, possui propriedades anticancerígenas, como também ajuda a reduzir o risco de demência e de outras doenças neurológicas.

9) Evite os ácidos graxos trans. Encontrados em muitos assados comerciais, eles são o pior tipo de gordura existente. Causam um maior nível de inflamação no corpo e aumentam significativamente o risco de ataque cardíaco.

Portanto, quanto mais dessas recomendações você seguir, menor será o seu risco de desenvolver câncer de próstata.

Boa sorte!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

 

Saiba como reduzir o risco de câncer de próstata em até 47% was last modified: junho 16th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês