Mais Saúde

Qual é o melhor momento para começar o tratamento contra o HIV?

Os coquetéis antirretrovirais fizeram uma revolução no tratamento contra o HIV, nos anos 1990. De uma doença com pouca expectativa de vida, a AIDS continuou sem cura, mas passou a ser controlada. Entretanto, uma questão permanece nos tratamentos: é melhor iniciar logo que a pessoa descobre que está infectada ou esperar até que o sistema imunológico mostre sinais de danos?

Estudo global mostra que, quanto antes for iniciado o tratamento, maiores os benefícios. E os resultados desse início imediato foram tão claros que a equipe de pesquisadores tomou a rara de decisão de interromper os estudos antes da data prevista para conclusão.

O estudo, chamado START, iniciou em 2011 e foi realizado em 35 países. Participaram cerca de 5 mil homens e mulheres infectados com o vírus, mas que ainda não haviam iniciado o tratamento. As diferentes situações econômicas e de desenvolvimento dos países também foram observadas no estudo, mas não afetaram os resultados. Metade dos voluntários recebeu um coquetel de medicamentos, enquanto a outra metade recebeu placebo.

A pesquisa apontou que pessoas que foram tratadas imediatamente apresentaram 53% menos probabilidade de morrer ou sofrer uma doença grave em comparação aos que iniciaram o tratamento apenas quando a imunidade do organismo se mostrou deficiente.

O tratamento precoce também mostrou que a ingestão do coquetel por pessoas com carga de vírus muito baixa favorece o controle da doença. Ou seja, com menos vírus na corrente sanguínea, as pessoas em tratamento são menos propensas a transmitir a doença para outras. Assim, o tratamento precoce não só é benéfico para o indivíduo que toma a mediação, mas é também uma grande vantagem para a saúde pública.

No Brasil, o tratamento da AIDS é referência para vários países. Aqui, os medicamentos são pagos pelo SUS, o que permite o acesso ao tratamento a todas as pessoas. Em muitos países, o alto custo dos medicamentos acaba sendo um fator proibitivo para o início dos tratamentos contra a doença.

Assim como o tratamento, o diagnóstico também é gratuito no Brasil. Por isso, se o seu médico não lhe recomendou fazer o teste, mas você tem dúvidas quanto ao diagnóstico, procure um posto de saúde. Nunca dispense o uso de preservativos, mesmo que o exame dê resultado negativo. E se você contraiu o vírus, inicie o tratamento imediatamente.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Beber muito e de uma vez só pode afetar o sistema imunológico

Você sabe quais são os sinais de alerta do câncer?

Qual é o melhor momento para começar o tratamento contra o HIV? was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês