Mais Saúde

Os benefícios do ômega 3

No último post, falamos sobre como a ingestão de suplementos de ácidos graxos ômega-3 (AGO3) tem sido associada à melhora da função da memória em adultos jovens. Essa conclusão faz sentido, já que estudos anteriores têm demonstrado os efeitos benéficos do AGO3 no desempenho do cérebro e a redução do risco de demência.

Se você estiver propenso a tomar quaisquer suplementos, um dos primeiros itens a ser considerado é o AGO3, pois, ao contrário da maioria dos outros suplementos, os efeitos positivos do ômega-3 para a saúde são escancaradamente mais evidentes—e poucos efeitos negativos. A menos que você coma peixes oleosos, pelo menos duas vezes por semana, provavelmente irá se beneficiar de suplementos AGO3.

Aqui estão dois outros bons motivos para considerar tomar AGO3:

 Seus Olhos

 A degeneração macular é a causa número um de perda da visão em adultos com mais de 50 anos de idade, e há muitos estudos sobre o papel do AGO3 na diminuição desse risco. A maioria dos estudos tem demonstrado os benefícios de tomar AGO3 para prevenir a doença ou retardar o seu progresso, caso alguém já tenha desenvolvido o problema.

Pessoas que comem peixe várias vezes por semana apresentam risco cerca de 50% menor de desenvolver a doença e, ao mesmo tempo, é sempre melhor obter seus nutrientes a partir de fontes naturais—o AGO3 é um substituto aceitável se você não consumir peixe em quantidade suficiente. Alimentar-se, também, de verduras frescas e coloridas, de frutas (que contenham luteína) e não fumar são fatores importantes para manter os olhos saudáveis.

Seu humor

Você pode se surpreender ao descobrir que o seu cérebro é composto principalmente por água e, em segundo lugar, que é gordo! Mas não com a gordura da qual você está tentando se livrar antes da chegada do Carnaval… A gordura do cérebro é composta por ácidos graxos poliinsaturados – e o AGO3 é um de seus componentes. O AGO3 é um importante elemento das membranas celulares, responsáveis por ajudar a promover uma boa comunicação entre as células nervosas. O AGO3 também diminui a inflamação dos tecidos cerebrais, o que pode ser importante para prevenir a demência.

Mas, além de memória, tem havido um grande interesse no uso do AGO3 na melhora do humor, diminuindo o risco de depressão, transtorno de déficit de atenção, ansiedade, distúrbios psiquiátricos importantes, como a esquizofrenia, e até na melhora do desempenho dos medicamentos antidepressivos. Claro que, como a maioria das pesquisas médicas, tudo é controverso, mas a evidência preponderante é a de que o AGO3 poderia ser útil e de baixo risco.

Como comprar e levar AGO3

Se você consome peixe rico em AGO3, várias vezes por semana, como salmão, sardinha e anchova, provavelmente não precisa tomar suplementos de ômega-3. Você precisa ter certeza, porém, de que está recebendo o seu peixe de fontes limpas, não contaminadas com mercúrio, pesticidas ou outros metais pesados, como os encontrados em alguns peixes de cultivo importados.

Observe, também, que muitas nozes são uma boa fonte de AGO3.

Se você for comprar suplementos, encontrará vários tipos: alguns são derivados de linhaça, mas os melhores, entre todos, são os de fonte de peixe. Olhe o rótulo e veja se o texto contém a informação de que a fonte do produto é o peixe, se está livre de contaminantes e se não vem de peixes cultivados.

A American Heart Association (Associação Americana do Coração) recomenda tomar um comprimido, de cerca de 1 grama por dia, contendo uma mistura de EPA e DHA. Alguns médicos poderão recomendar mais do que isso, mas pergunte ao seu médico se você pode tomar uma dose mais elevada ou se tem problemas de coagulação sanguínea.

Os efeitos colaterais mais comuns são a “virada de estômago” ou, por vezes, flatulência. Se perceber esses problemas, tome o óleo de peixe junto com uma refeição, mantenha os comprimidos na geladeira (eles podem estragar) ou compre um comprimido com revestimento entérico. Boa sorte!

Os benefícios do ômega 3 was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês