Mais Saúde

O melhor exercício para baixar a pressão arterial

Em nosso último post, falamos sobre hipertensãoas novas diretrizes para baixar mais agressivamente a pressão alta. Também vimos que, enquanto há pessoas que conseguem reduzir adequadamente a pressão arterial apenas com mudanças no estilo de vida, a maioria irá precisar, em algum momento da vida, do uso de medicamento.

Algumas pessoas, particularmente aquelas com pressão arterial levemente elevada, podem controlá-la apenas com mudanças no estilo de vida. Entre as mudanças que ajudam a controlar naturalmente a pressão estão:

-reduzir ingestão de sódio (sal)

-perder peso

-dormir bem

– fazer exercício aeróbico

-diminuir ingestão de álcool

Se você é hipertenso e está acima do peso, provavelmente a mudança mais eficaz seja reduzir as medidas. Nesse processo, iniciar a prática de exercícios aeróbicos pode ser uma atividade complementar importante. Mas qual o melhor tipo de exercício para o controle da hipertensão?

Glenn Gaesser, Ph.D., diretor do Centro de Pesquisa de Estilos de Vida Saudáveis ​​na Arizona State University, passou boa parte da carreira profissional estudando essa questão. Ele observou que a redução da pressão arterial que resulta de exercício ocorre porque a atividade física relaxa os vasos sanguíneos. Quando os vasos sanguíneos dilatam, a pressão arterial cai.

Esse relaxamento dos vasos ocorre mais intensamente logo após a conclusão do exercício. Assim, se você dividir o exercício diário em pequenas “porções” ao longo do dia, os resultados serão melhores. E isso é exatamente o que o Dr. Gaesser descobriu em sua pesquisa.

Outra boa notícia é que ele descobriu que qualquer tipo de exercício vale –não é preciso se restringir aos clássicos corrida, natação e esteira. Você pode, e deve, escolher o que mais gosta. O importante é se movimentar.

O estudo do Dr. Gaesser foi publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise. Dele, participaram voluntários que praticavam caminhadas rápida sem períodos de 30 minutos uma vez por dia. Também participaram pessoas que dividiram os 30 minutos de exercício em 3 períodos de 10 minutos praticados ao longo do dia.

Ambos os grupos mostraram melhorias significativas no controle da pressão arterial. No entanto, as pessoas que dividiram o exercício em três períodos registraram queda na pressão arterial também na noite e na manhã seguintes à atividade física. E vale lembrar outra dica importante, que já demos aqui no blog e que também foi apontada pelo Dr. Gaesser: fique em pé por mais tempo durante o dia. Permanecer em pé ajuda a manter controlada a pressão arterial. O recomendado é que você se levante por pelo menos 10 minutos a cada hora de trabalho. Se for possível se movimentar nesse período, melhor ainda.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Mulheres jovens ignoram sinais de ataque cardíaco

Produtos de beleza podem levar à menopausa precoce

O melhor exercício para baixar a pressão arterial was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês