Mais Saúde

Níveis elevados de açúcar no sangue levam ao encolhimento do cérebro

Hoje, no Mais Saúde, é apresentada uma pesquisa que dá a todos nós um outro motivo para trabalharmos a manutenção dos níveis de açúcar do nosso sangue dentro dos valores normais por meio da dieta e das atividades físicas.

Este estudo relaciona o nosso cérebro aos nossos níveis de açúcar no sangue e vem da Australian National University, em Canberra, e foi publicado em 4 de setembro, na revista Neurology.

Os pesquisadores queriam verificar se pessoas com nível normal-alto de açúcar no sangue em jejum (de acordo com os padrões da Organização Mundial de Saúde) apresentavam um mal funcionamento do cérebro. Pois já foi demonstrado que os indivíduos com diabetes (níveis de açúcar muito acima do normal) podem sofrer um  risco dobrado de demência.

Os pesquisadores australianos realizaram exames de ressonância magnética no cérebro de 266 pessoas saudáveis, com idades entre 60 e 64 anos, e mediram o volume das diferentes estruturas do cérebro, incluindo duas áreas especialmente importantes para a memória e habilidades intelectuais: o hipocampo e a amígdala. Quatro anos mais tarde, eles realizaram uma outra ressonância magnética e reexaminaram o volume das diferentes estruturas cerebrais.

Eles descobriram que os pacientes com nível de glicose normal-alto (mas ainda abaixo de 110mg/dl), apresentaram encolhimento significativo do cérebro nessas duas áreas – hipocampo e amígdala – em comparação com as pessoas com níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Existem outros fatores que contribuem para a redução da massa encefálica, tais como o consumo pesado de álcool, a pressão arterial elevada e o fumo. Depois de calcular todos esses fatores em uma fórmula, os pesquisadores australianos perceberam que os níveis mais elevados de glicose no sangue foram responsáveis por cerca de 10% do efeito de encolhimento. Não é uma quantidade enorme, mas, à medida em que envelhecemos, queremos manter o nosso volume cerebral o maior possível!

Este estudo nos dá mais uma razão para tentarmos controlar os níveis de açúcar em nosso sangue, especialmente, para as pessoas no nível normal-alto. Isso significa, basicamente, fazer duas coisas: comer bem e fazer algum exercício todos os dias!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Arroz branco aumenta o risco de diabetes tipo 2

Níveis elevados de açúcar no sangue levam ao encolhimento do cérebro was last modified: junho 17th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês