Mais Saúde

Maioria dos hipertensos desconhece o próprio problema de saúde

Você sabia que, em todo o mundo, apenas 46% das pessoas hipertensas sabem que têm esse problema de saúde? Embora a hipertensão esteja presente em todo o mundo, o desconhecimento em países subdesenvolvidos, em especial nos africanos, é significativamente maior. É o que aponta pesquisa recente que envolveu mais de 142 mil pessoas de 17 nacionalidades.

O estudo também apontou que apenas 33% dos pacientes estão cientes do diagnóstico e mantêm a pressão sob controle. A hipertensão é hoje um dos grandes problemas mundiais de saúde e a principal causa de doenças cardiovasculares. Se não for tratada corretamente, ela pode levar também a acidente vascular cerebral e a doenças renais. Todos os anos, 7,3 milhões de pessoas morrem no mundo com problemas associados à pressão alta – o correspondente a 13,5% de todas as mortes mundiais.

A pesquisa dividiu os 17 países segundo a renda: de alta, como a Suécia, a baixa, como Bangladesh. Do Brasil, classificado como de renda média alta, participaram 5.549 voluntários, com idade entre 35 e 70 anos. Os maiores índices de conhecimento sobre a própria situação de hipertensão foram registrados entre os voluntários da América do Sul (Brasil, Chile e Argentina). Embora tenhamos somado 57% neste item, apenas 36% afirmaram ter a pressão arterial controlada. Os piores resultados foram registrados nos países africanos.

Uma das explicações para essa falta de conhecimento e controle está no fato de a hipertensão ser uma doença silenciosa. Ela costuma ser diagnosticada apenas quando o paciente sofre alguma crise ou apresenta problema de saúde associado. Para o diagnóstico apropriado, é necessária a medição da pressão em várias leituras diferentes.

Se você não tem certeza da sua situação, procure um profissional de saúde. Lembre-se também de não exagerar no consumo de sal e de manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Estudos indicam que pets fazem bem ao coração

Dieta rica em potássio ajuda a evitar pressão alta

Maioria dos hipertensos desconhece o próprio problema de saúde was last modified: março 14th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês