Mais Saúde

Gengivas saudáveis ajudam a evitar o câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é um dos piores tipos de câncer, com índice de sobrevivência de somente de 5% nos cinco primeiros anos após o diagnóstico. Estudo apresentado no último dia 19 de abril na American Association for Cancer Research, em Nova Orleans, sugere uma forma de ajudar a evitar esse tipo de câncer: manter suas gengivas saudáveis.

O pâncreas é uma glândula de cerca de 15 centímetros de comprimento que libera hormonas (sendo a insulina a mais importante) e enzimas digestivas. Uma das razões do câncer de pâncreas ser tão ruim é que o órgão está situado no fundo do abdômen superior, atrás do estômago. Por estar em um local tão profundo, no momento em que um paciente apresenta os primeiros sintomas, o câncer normalmente já está grande.

Estudos recentes têm sugerido que infecções na gengiva podem aumentar o risco desse tipo de câncer – indício confirmado na pesquisa atual. A pesquisa fez parte de um estudo em curso de 10 anos realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (EUA) e pela American Cancer Society. Os pesquisadores analisaram as bactérias orais em pessoas que posteriormente desenvolveram câncer de pâncreas e compararam com pessoas que não o desenvolveram.

Os resultados mostraram que as pessoas que carregavam duas bactérias específicas em suas bocas (Porphyromonas gingivalis e Aggregatibacter actinomycetemcomitans) tiveram de 50% a 59% mais risco de desenvolver cancro do pâncreas. Estas bactérias são encontradas normalmente em pessoas com higiene bucal deficiente e gengivite. Fumar também aumenta o risco de cultivar estas e outras bactérias prejudiciais na boca.

Esta pesquisa não prova que a doença periodontal provoca câncer de pâncreas, mas a suspeita é que as bactérias encontradas nas gengivas infectadas circulam pelo no corpo e aumentam o grau geral de inflamação. Esta inflamação pode definir o cenário para o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Prevenção do câncer de pâncreas

Este estudo nos dá mais uma razão para cuidar bem dos nossos dentes e gengivas. Escovação, uso do fio dental diariamente, bem como exames odontológicos periódicos, são muito importantes. Outras maneiras de reduzir o risco de câncer de pâncreas são evitar a obesidade e não fumar.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Por que a carne vermelha pode causar câncer?

Azeite de oliva extra-virgem pode diminuir risco de câncer de mama

Gengivas saudáveis ajudam a evitar o câncer de pâncreas was last modified: abril 28th, 2016 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês