hippocampus

Duas dicas para fazer o seu cérebro crescer

É incrível imaginar que há apenas 20 anos, o pensamento predominante entre os cientistas era o de que o cérebro basicamente, à medida que envelhecemos, encolhe aos poucos e lentamente morre – e que não havia nada que se pudesse fazer a esse respeito.

hippocampus

Felizmente, esse pensamento mudou, e o conceito de neurogênese – crescimento de novas células nervosas em nosso cérebro – é a linha dominante, e muita pesquisa voltou-se para a forma de facilitar esse processo. Hoje, sugerimos duas maneiras para você fazer seu cérebro crescer.

Em março, foi apresentada uma pesquisa, mostrando que o bilinguismo parece retardar o aparecimento da doença de Alzheimer (em pessoas destinadas a ter a doença) em até cinco anos. Mais recentemente, um estudo publicado na Suécia, em 15 de outubro, no jornal da NeuroImage, mostra que o bilinguismo ajuda também os cérebros mais jovens. Adequadamente estimuladas, as partes do cérebro, na verdade, aumentam, como demonstrado por ressonância magnética em série.

O Dr. Johan Martensson e seus companheiros da Universidade de Lund, na Suécia, estudaram dois grupos de alunos. O primeiro grupo foi recrutado na Academia de Intérprete das Forças Armadas sueca e se dedicou ao estudo de uma nova língua, sete dias por semana, durante 13 meses – quando era esperado que todos eles fossem totalmente fluentes.

O segundo grupo de estudantes estava matriculado no programa de Ciências Médicas e Cognitivas e, apesar de estudarem bastante, eles não se dedicavam ao aprendizado de uma nova língua, assim a intensidade do estudo foi menor do que a dos recrutas da Academia de Intérprete. Os pesquisadores realizaram ressonância magnética no início do programa e, novamente, depois de três meses.

Os resultados mostraram que os recrutas da Academia de Intérprete apresentaram um crescimento significativo na estrutura física de uma parte do cérebro, especialmente uma área importante para a memória, o hipocampo, bem como de três outras áreas importantes para a linguagem. O hipocampo é a região particularmente responsável pela aquisição de novos dados, como também responsável pela noção de espaço.

Os estudantes de Ciências Médicas e Cognitivas não tiveram aumento no tamanho do hipocampo. Ou seja, parece ser algo muito bom para o cérebro a aprendizagem de uma segunda língua, principalmente, de forma intensiva.

A segunda maneira é, talvez, a mais fácil. Você deve ter ouvido falar em “jogos para o cérebro”, como palavras cruzadas. Elas são benéficas, mas, aqui, temos algo muito melhor: exercício aeróbico de qualquer tipo, mesmo que seja apenas caminhada regular. Sim, pode ser surpreende, mas as atividades físicas aeróbias estimulam o cérebro a se desenvolver melhor do que os exercícios mentais!

Nós vamos falar mais sobre métodos de exercícios físicos, bem com de outras técnicas para melhorar a sua memória em futuros posts aqui no blog. Enquanto isso, caso esteja considerando fazer um curso para aprender um segundo idioma, nós aconselhamos você a seguir em frente. Especialmente um curso intensivo.

E se estiver tentando aprender ou praticar o seu Inglês ou Português, aqui, nós oferecemos diariamente um caminho: tente ler nossos posts em ambas as línguas!

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na Procuramed:

*Níveis elevados de açúcar no sangue levam ao encolhimento do cérebro

*Parece Alzheimer mas pode não ser…

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês