obesidade infantil

Como o uso precoce de antibióticos pode levar à obesidade infantil

Você já parou para pensar na relação existente entre o uso de antibióticos na infância e a obesidade? Estudos recentes apontam que pode haver uma forte ligação.

obesidade infantil

 

A relação fica mais clara quando pensamos na pecuária. É comum a adição de antibióticos em doses baixas na alimentação de animais, em especial frango e gado bovino. Isso acontece porque os antibióticos desequilibram a ecologia natural do intestino, interrompendo os padrões normais de absorção de alimentos e alterando o metabolismo de tal forma que leva ao ganho de peso.

O aumento rápido de peso pode levar a maiores lucros na agroindústria, mas não é tão bom para os humanos. Estudos recentes apontam que crianças que recebem antibióticos em idade precoce tendem a ficar mais pesadas.

Estudo publicado no International Journal of Obesity analisou mais de 11 mil crianças no Reino Unido e descobriu que as que foram expostas a antibióticos durante os primeiros seis meses de vida foram significativamente mais pesados ​​em entre o 10° e 38° primeiros meses. No geral, as crianças que receberam antibióticos ainda muito pequenas tiveram 22% a mais de chance de ficar com sobrepeso.

Outro estudo, publicado em 21 de agosto de 2014 na mesma revista chegou à mesma conclusão. Nele foi apontado que meninos que receberam antibióticos durante o primeiro ano de vida foram significativamente mais pesados até os 8 anos de idade, muito tempo após o uso do medicamento.

O terceiro estudo, publicado em 14 de agosto de 2014 na revista Cell, realizou um experimento com camundongos para também buscar a relação existente. Os pesquisadores deram penicilina à metade de um grupo de filhotes e compararam com a outra metade, que não recebeu o medicamento. A gordura corporal foi medida quando eles se tornaram adultos.

As conclusões reforçaram as pesquisas anteriores. Os pesquisadores apontaram para mudanças reais na forma como os genes nas células dos camundongos foram “expressos”. Um dos autores, o Dr. Martin Blaser, da New York University Medical Center, concluiu que a exposição precoce a antibióticos “pode levar a alterações metabólicas ao longo de toda a vida”.

Embora sejam um medicamento milagroso, os antibióticos devem ser usados apenas com indicação médica. Isso porque eles eliminam bactérias de nosso organismo, inclusive as benéficas, responsáveis por manter nosso sistema imunológico e nosso metabolismo funcionando normalmente desde o nosso nascimento. Por isso, use antibióticos somente com orientação médica.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Leia também na ProcuraMed:

Crianças com cachorros em casa adoecem menos

Violência provoca o envelhecimento prematuro das crianças

Esta postagem também está disponível em: Inglês