broccoli

Como o brócolis ajuda a manter as articulações

Em nosso último post, analisamos dois estudos recentes sobre problemas nas articulações do joelho e quadril que poderiam ser causados pela corrida (os resultados são negativos para essa hipótese). Hoje, vamos falar sobre algumas medidas que você pode adotar para evitar a osteoartrite.

broccoli

Comer brócolis é o primeiro item da lista. Uma pesquisa recente, feita na Inglaterra e publicada na revista Arthritis and Rheumatism, mostrou que o vegetal pode ser muito benéfico para as articulações.

O brócolis já é considerado um vegetal “superstar”. Além de ser altamente nutritivo, possui a maior concentração de uma substância chamada sulforafano, a qual é descrita como de “elevadíssimo potencial quimiopreventivo do câncer”.

Algumas pessoas têm, infelizmente, genes que levam suas células a se transformarem em câncer em um determinado momento de suas vidas. Contudo, esses genes podem ser “modulados”, isto é, “desligados”, de forma a não produzir células doentes. Acredita-se que o sulforafano, presente no brócolis, aja dessa maneira. Em particular, essa substância demonstrou ter propriedades de proteção contra o câncer de mama e da leucemia, mas é provável que ajude a evitar outros tipos de tumor.

Hoje, porém, falamos sobre a prevenção da osteoartrite ou retardo da progressão dessa doença – o tipo mais comum de artrite. Ela se desenvolve ao longo de anos de “desgaste” das articulações, pois, com o tempo, os segmentos de cartilagem, que funcionam como almofadas entre os ossos, quebram.

Na pior das hipóteses, a cartilagem, em certas articulações, como no joelho, por exemplo, podem ser destruídas, fazendo com que os ossos, que deviam ser separados por ela, entrem em atrito.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter as articulações livres de artrite:

Comer brócolis

O composto sulforafano, presente nos brócolis, é encontrado também no repolho, nabo, agrião, na couve de bruxelas, mostarda, couve-flor e rúcula. Se quiser maximizar os benefícios anti-artrite, você pode comer brócolis diariamente e, com alguma frequência, alguns desses outros vegetais.

Movimente-se frequentemente

Isso ajuda a evitar o enrijecimento das articulações. Sempre que estiver sentado, assistindo à TV, ou lendo, ou trabalhando no computador, mude sua posição várias vezes. Esses movimentos constantes também são muito úteis para combater a obesidade.

Mantenha o peso sob controle

Estar acima do peso provoca problemas nas articulações por pelo menos dois mecanismos. Primeiro, o peso adicional exige força extra das articulações (de novo, imagine os joelhos) e pode causar o rompimento da cartilagem. Em segundo lugar, os pesquisadores descobriram que existem substâncias inflamatórias secretadas pelas próprias células de gordura – talvez, enzimas -, que atacam as células da cartilagem.

Exercício para deixar os músculos mais fortes

Músculos mais fortes significam menos pressão sobre as articulações. Pensando novamente nos joelhos, quando os músculos da coxa se fortalecem, apoiam melhor os ossos dessa região, reduzindo o estresse nessa parte do corpo.

Embora a maioria dos passos que você pode dar para evitar a artrite envolvam atividade física, é bom saber que existem medidas dietéticas a serem tomadas. Muitas vezes, a maneira mais eficaz de evitar problemas de saúde é adotar abordagens múltiplas simultaneamente.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Como a atividade física pode diminuir o risco de câncer de mama

Sentar por muito tempo pode anular os benefícios do exercício

 

Esta postagem também está disponível em: Inglês