Mais Saúde

Cinco dúvidas sobre câncer de mama em homens

Você sabia que o câncer de mama também pode atingir homens? Pode soar estranho, mas eles também possuem uma pequena quantidade de tecido mamário, suscetível ao câncer. Confira repostas a cinco dúvidas comuns sobre o assunto:

1. O câncer de mama em homens é comum?

O câncer de mama em homens é muito raro – corresponde a cerca de 1% dos casos. A frequência é menor por dois motivos. Primeiro, porque a quantidade de tecido mamário é menor que em mulheres. Segundo porque, normalmente, os níveis de estrogênio no organismo de um homem é bastante baixo.

2. Que fatores podem influenciar no desenvolvimento?

Alguns fatores tendem a favorecer o desenvolvimento do câncer em homens. Em geral, ele atinge homens mais velhos, em torno dos 60 e 70 anos. Também é mais frequente em pessoas com histórico de câncer de mama em parentes próximos, do sexo feminino.

Também são fatores conhecidos os níveis anormalmente altos de estrogênio, em geral causados por obesidade, ingestão excessiva de álcool, mutações genéticas ou doença hepática crônica. Homens que passaram por terapia com radiação na área do peito (para tratar algum câncer anterior) e que são expostos a certos produtos químicos ou calor intenso também podem ficar mais suscetíveis.

3. Como o câncer de mama masculino pode ser identificado?

Os sintomas do câncer de mama são basicamente os mesmos em homens e mulheres. O principal é quando se percebe um nódulo indolor na área do peito. Os sintomas também incluem alteração no mamilo, como aparência de que está sendo puxado, ressecamento ou hemorragia na região, ou alguma outra mudança, tanto da mama quanto do mamilo.

4. O câncer de mama nos homens é mais perigoso que nas mulheres?

Os homens não costumam pensar que podem desenvolver câncer de mama ou ficam envergonhados com a possibilidade. Por isso, eles tendem a ignorar os sintomas e deixam para procurar um médico muito mais tarde. Com o tumor mais avançado, o tratamento e a cura são prejudicados.

5. Há algum tratamento especial para homens?

Assim como os sintomas, o tratamento para o câncer de mama em homens é o mesmo que em mulheres. O ideal é que ele seja diagnosticado cedo, para que não se espalhe para outras áreas do corpo.

Quando um homem recebe o diagnóstico de cancro da mama (geralmente por biópsia de agulha), o tratamento é o mesmo: cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal ou radiação. Há, ainda, a possibilidade de combinar tratamentos ou utilizar apenas um, dependendo do caso.

Assim como entre as mulheres, o câncer de mama masculino deve ser levado a sério. Se algum dos sintomas for percebido, a orientação é que um médico seja consultado o quanto antes.

Se você precisar encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, use o nosso site principal: www.procuramed.com.

Veja também na ProcuraMed:

Exercícios físicos protegem contra o câncer da próstata

Uma aspirina por dia pode manter o câncer à distância

Cinco dúvidas sobre câncer de mama em homens was last modified: dezembro 5th, 2014 by

Esta postagem também está disponível em: Inglês