cerebro

7 Dicas para Evitar a Doença de Alzheimer

Esta semana Paris é a sede do maior encontro mundial sobre a doença de Alzheimer (Conferência Internacional da Associação de Alzheimer), onde os maiores pesquisadores na área pretendem entregar ao mundo os resultados mais recentes no estudo da doença.

Conferência Internacional da Associação de Alzheimer

 

Algum tratamento novo e surpreendente? Infelizmente, nenhuma boa notícia a esse respeito na conferência. Ainda não há um bom tratamento para cura. Mas existem muitas coisas que podemos fazer para prevenir a doença, o que já pode ser considerar uma grande ajuda.

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (publicado na revista britânica Lancet Neurology) constatou que até 50% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas tomassem algumas simples medidas:

1. Melhorar a educação e a estimulação mental: A partir de infância e todo o caminho até a velhice, é bom trabalhar o cérebro constantemente para aprender coisas novas: ler livros, aprender uma língua estrangeira, viajar para novos lugares, tocar um instrumento… Enfim, fazer algo para desafiar a sua mente.

2. Tratar a depressão: Surpreendentemente, as pessoas deprimidas tem mais probabilidade de desenvolver a doença, por isso, se você se sente deprimido, procure algum tipo de tratamento.

3. Exercite-se regularmente: Pessoas sedentárias são muito mais propensas a desenvolver doença de Alzheimer.

4. Evite a obesidade na meia-idade: Pessoas obesas também tem mais risco da doença. Outra razão para se manter fisicamente ativo à medida que você envelhece.

5. Não fume: O cigarro causa danos ao cérebro. 

6. Controle a pressão arterial elevada. O aumento da pressão parece danificar os vasos sanguíneos no cérebro.

7. Controle o açúcar no sangue. Se você é diabético, procure o melhor tratamento para controlar seu nível de glicose no sangue. (Observe que o exercício regular evita o excesso de peso e também ajuda a prevenir diabetes em desenvolvimento).

Ainda podem ser muitos anos, até que exista algum bom tratamento para a doença de Alzheimer, por isso tudo que podemos fazer agora é tentar evitá-la. Felizmente, há muito que podemos fazer agora para que ela nunca aconteça.

Se alguma notícia importante/interessante surgir durante essa conferência internacional em Paris, nós postaremos aqui no Blog Mais Saúde.