o colágeno melhoram a pele

Suplementos de colágeno melhoram a pele?

Todos nós já ouvimos falar que tomar gelatina pode fortalecer nossas unhas, mas, na verdade, há pouca evidência científica de que a gelatina funciona. No entanto, existe outra forma de gelatina, o hidrolisado de colágeno, que pode realmente funcionar.

Por que o colágeno é importante

O colágeno é a base das células nos tecidos fibrosos que mantêm o corpo unido e protege nossos órgãos. Este tecido conjuntivo inclui ossos e tecidos articulares e ajuda a manter a pele firme.

À medida que envelhecemos, nossa produção de colágeno se torna menos eficiente, e não podemos produzir a quantidade  que está constantemente quebrando. Assim funciona o envelhecimento: não produzimos tanto colágeno, de qualidade tão boa, a nossa pele perde elasticidade e criamos rugas.

Certos hábitos, como fumar, excesso de sol e excesso de açúcar, aceleram o colapso do colágeno. Esta é uma grande razão para os fumantes e os adoradores do sol terem mais rugas.

Suplementos

Você pode comprar cremes que prometem reforçar o colágeno natural em sua pele e minimizar rugas, mas a maioria deles não tem muito efeito. Eles hidratam e temporariamente fazem sua pele parecer mais completa. Você também pode ver um dermatologista e injetar vários tipos de colágeno. Isso geralmente funciona bem, mas é caro e precisa ser repetido para resultados a longo prazo.

Buscando uma solução mais simples, muitas pessoas já experimentaram pó de gelatina. A gelatina é valiosa para a proteína, mas é improvável que, após a digestão, essas proteínas percorram seletivamente a pele e preencham os defeitos do colágeno.

Por outro lado, uma forma específica de colágeno, o hidrolisado de colágeno, produzido artificialmente por um processo enzimático, resulta em cadeias de colágeno menores. A pesquisa mostra que essas cadeias de proteínas menores podem ser absorvidas intactas e preencher seletivamente nosso colágeno enfraquecido, dando melhor suporte à pele.

Benefícios do hidrolisado de colágeno

As principais promessas de saúde do hidrolisado de colágeno incluem tornar a pele mais macia e as rugas menos perceptíveis. Uma boa pesquisa conclui que isso é verdade se você tomar os suplementos por pelo menos 6 semanas. Pequenos estudos também mostram que esta proteína pode fortalecer as unhas quebradiças. Finalmente, há estudos que mostram que ele leva à diminuição a curto e médio prazo na dor articular em atletas e em pessoas com osteoartrite.

Possíveis efeitos colaterais

Além da despesa, esses suplementos não parecem ter efeitos colaterais significativos. Algumas pessoas podem notar dores de estômago, especialmente em doses maiores.

Devo tomar o hidrolisado de colágeno?

Se você está incomodado com flacidez ou rugas na pele, ou se sente dores nas articulações suspeitas de colágeno fraco, experimente esse suplemento por 2 meses e veja se isso ajuda. O maior risco é a despesa, mas eles custam menos e têm menos riscos do que a cirurgia plástica. Se os suplementos ajudarem, ótimo, mantenha-os. (Você também pode considerar aumentar sua ingestão total de proteínas.)

Não importa o que você decidir, lembre-se das outras coisas que você deve fazer para manter sua pele com boa aparência: não fume, use filtro solar, faça exercício físico adequado, durma bem, faça uma dieta saudável com o mínimo de açúcar e alimentos processados.

Para encontrar um médico em qualquer lugar do Brasil, vá até a Procuramed.com

Leia também na ProcuraMed:

Como duchas frias podem beneficiar sua saúde

5 usos da aloe vera em benefício da sua saúde

Esta postagem também está disponível em: Inglês